Setor de Sociais Aplicadas de Irati promove aula inaugural

Esta semana, o Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Irati da Unicentro promoveu a Conferência de Abertura do Ano Letivo de 2021. O propósito do evento online foi integrar os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. A conferência versou sobre “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Agenda 2030/ONU: Educação para o Desenvolvimento Sustentável – Em busca da Interação Universidade e Sociedade”.

“Esse tema é algo muito premente nos nossos três cursos. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável envolvem não só uma preocupação ambiental e econômica, mas uma preocupação, acima de tudo, da vida humana, de como estamos nos relacionando com a vida neste planeta. Esse tema foi pensado no setor a algum tempo, era um tema já escolhido da nossa aula inaugural do ano passado e em virtude da pandemia acabou elevando a importância desse tema para nós. Este tema traz para nossos acadêmicos uma postura cidadã, uma postura responsável e ética diante do seu compromisso com a sua profissão, bem como com a sociedade na qual eles investem e operacionalizam a sua profissão”, comenta a vice-diretora do Setor e coordenadora do evento, professora Raquel Dorigan de Matos, sobre o motivo da escolha dessa temática para o evento.

A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criados para promover uma vida digna para todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. Uma das convidadas para abordar o assunto foi a Sonia Ana Charchut Leszczynski, que é membro do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, da Federação das Indústrias do Paraná, a Fiep, e diretora de relações institucionais e coordenadora executiva do Movimento Nacional ODS – Seção Paraná. Outra convidada foi a Aline Calefi Lima, coordenadora de Projetos Sociais e Parcerias do Sistema Fiep.

Durante sua fala, Aline destacou o papel de cada cidadão na disseminação dos ODS e na sua contribuição local com esses objetivos, a partir de hábitos da rotina diária. “São ações que a maioria das pessoas já está acostumada a fazer – separação do lixo, diminuir o consumo de plástico, atuar em alguma iniciativa voluntária que traga benefícios para a população, diminuir o consumo de água, de energia elétrica. São ações simples do dia a dia, mas que têm um impacto muito significativo se pensarmos no coletivo”.

Outros Objetivos do Desenvolvimento Sustentável focam, por exemplo, na erradicação da pobreza, na redução das desigualdades sociais, no asseguramento da saúde e do bem-estar, na garantia da educação de qualidade e na conquista da igualdade de gênero. A coordenadora de Projetos Sociais e Parcerias da Fiep também enfatizou a importância de projetar os ODS nas atividades universitárias de ensino, pesquisa e extensão. Segundo ela, dessa forma, quando os estudantes e futuros profissionais estiverem no mercado de trabalho, estarão melhor preparados para integrar essas metas em suas práticas laborais. “Um profissional que realmente incorpora a sustentabilidade no seu dia a dia tem um diferencial no mercado, porque a sustentabilidade vai englobar questões econômicas, sociais e ambientais, que são muito relevantes para a atuação de uma empresa, tanto internamente, quanto externamente, no seu relacionamento com a comunidade. A universidade tem um papel central de formação e transformação desse profissional que no futuro vai estar no mercado de trabalho”, conjecturou.

Essa opinião foi também compartilhada pela estudante do quarto ano deAdministração Evelyn Rodrigues Cordeiro que, ao assistir à conferência, relacionou os tópicos abordados com o aprendizado em seu curso e vislumbrou de que forma eles podem ser úteis em sua futura atuação como gestora. “Oespírito de equipe que a gente cria dentro do curso, já pensando nas organizações produtivas, pode fazer com que as pessoas repensem seus padrões, preservem melhor o meio ambiente e, principalmente, apoiem as empresas a serem mais sustentáveis. É sempre bom a gente, que está indo para o mercado de trabalho, conseguir apoiar e levar ideias para essas empresas para que elas sejam mais sustáveis. Isso vai ajudar não só as empresas, mas também o ambiente em que estão instaladas. Esse tema é muito importante e de extrema relevância para o nosso curso, pois eu acho que a gente tem que sair da zona de conforto para conseguir aprender coisas novas e buscar contribuir sempre com o ambiente em que vivemos”.