Unicentro firma parceria com Universidade Tecnológica do Panamá

Na última semana, a Unicentro firmou um acordo de cooperação com a UTP, que é a Universidade Tecnológica doPanamá, localizada na América Central. A assinatura do documento tem como objetivo desenvolver parcerias acadêmicas. “Os acordos firmados entre a Unicentro e outras universidades preveem uma série de atividades que contemplamnão só intercâmbios de docentes, estudantes e pessoal administrativo, mas também uma série de outras ações relacionadas à pesquisa, à docência, à extensão e também àcompreensão da gestão universitária em cada uma das universidades”, explica acoordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professoraCibele Krause Lemke.

O convênio inicia suas atividades, oficialmente, com a participação de egressosdecursos de graduação da UTP em disciplinas do MBA em Gestão Pública e Inovação, umaespecialização ofertadapelo Núcleo de Educação a Distância da Unicentro. Segundo o coordenador do curso, professor Cleverson Salache, essaaproximação com a UTP se deua partir do interesse da Universidade Tecnológica do Panamáem desenvolver seu funcionalismo público. “Os alunos da UTP estarão ingressando na mesma plataforma dos nossos alunos do MBA em Gestão Pública e Inovação e estarão realizando seis disciplinas em diversas áreas, tais como Design Thinking, E-learning, Desenvolvimento de Novas Políticas Públicas e outras frentes que são relacionadas à inovação e que são de interesse também para o desenvolvimento da gestão pública do Panamá”.

Esse não é o primeiro contato da Unicentro com a Universidade Tecnológica do Panamá. Em anos anteriores, estudantes da UTP já apresentaram trabalhos em umevento daUnicentro, e estes também já divulgaram pesquisas na instituição panamenha. De acordo comdiretor da Crie, que é a Central de Relações Institucionais, Inovação, Empreendedorismo e Empregabilidade da Unicentro, professor Marcio Fernandes, a relação com aUTP aconteceupor meio da rede Zicosur Universitário, que tem como objetivo o desenvolvimento conjunto da Zona de Integração Centro-Oeste Sul-Americana.A proximidade entre as instituições de ensino envolvidas no acordo de cooperação ficou maior aindaa partir da intermediação daUniversidade Nacional de Jujuy, na Argentina, que é parceira tanto da Unicentro, quanto da UTP. Como esse tipo de convênio tem uma via de mão dupla, o diretor da Crie antecipa alguns dos benefícios que os estudantes da Unicentro poderão usufruir a partir da relação com a universidade no Panamá.

“A partir de agosto, é provável que alunos de graduação e de pós-graduação da Unicentro, sobretudo especialização, possam também frequentar cursos de curta duração, disciplinas ou, eventualmente, até uma formação completa em nível de pós-graduação, por exemplo, ofertados pela UTP. Há uma primeira tratativa neste sentido – de que disciplinas ou cursos de formação de 15 horas, 30 horas, sejam disponibilizados para alunos nossos das áreas de Ciências Exatas, já que a universidade tem vários cursos aqui, assim como a UTP”, diz Marcio.

Além disso, aUniversidade Tecnológica do Panamá vai promover, ainda este ano, um fórum de pesquisa em quealunos da Unicentroterão a oportunidade de apresentar trabalhose professores da instituição poderão colaborar como avaliadores das pesquisasapresentadas. Também acompanharam a assinatura do acordo de cooperação os reitores e os pró-reitoresde Pesquisa e Pós-Graduação de ambas as universidades, a embaixadora do Brasil no Panamáe a chefede Relações Internacionais da UTP,que é a Aris Castillo. Ela opina sobre como a parceria com a Unicentro poderá ser frutífera para a universidade panamenha. “Para a Universidade Tecnológica do Panamá, a Unicentro é uma parceiraimportante para a colaboração internacional, pela força da Unicentro em inovação, pois é uma área transversal e prioritária para nosso país e, em consequência, para a Universidade Tecnológica do Panamá. Isso vai nos permitir realizar muitos projetos de forma conjunta e que terão, definitivamente, um impacto no país. O MBA emGestão Pública representa um complemento muito interessante para os egressos da Universidade Tecnológica do Panamá, porque é uma forma de transferência de conhecimento direta para ministérios e entidades públicas que, seguramente, terá um impacto positivo no resultado da gestão pública no país”.

Segundo Aris, a instituição também já está listando uma série de grupos de pesquisa interessados em receber estudantes da Unicentro para trabalhar conjuntamente com alunose professores da Universidade Tecnológica do Panamá. Todas essas oportunidades são, na opinião do reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes,chances de garantir diferenciais na formação dos estudantes. “São parcerias desta forma que dinamizam ainda mais o ensino e a aprendizagem na nossa universidade. A nossa meta é estreitar laços com universidades não somente brasileiras, mas, principalmente, estrangeiras, para que os nossos estudantes e futuros profissionais tenham essa dinâmica em trabalhar com diferentes culturas, com diferentes línguas, diferentes formas de ensino e aprendizagem. Com certeza, essas experiências farão com que os nossos estudantes tenham uma formação diferenciada”, conclui o reitor da Unicentro.