Live celebra o Ano Internacional da Enfermagem na Unicentro

2020 foi um ano que mostrou a relevância dos profissionais da saúde. Em meio a uma das maiores pandemias da história, eles se destacaram ao não medir esforços para o cuidado com toda a população. 2020 também foi escolhido como o Ano Internacional da Enfermagem, marcando dois séculos da profissão como esta é praticada nos modelos modernos. Diante desses fatos, durante todo o ano, foi realizado o Nursing Now – uma campanha global, que contou com a participação de mais de 30 países, entre eles o Brasil. Na Unicentro, a campanha foi lembrada com aa live “Nursing Now Brasil: o protagonismo da Enfermagem para melhorar a saúde do país”, promovida pelo Departamento de Enfermagem, com apoio do Campus Cedeteg e da Reitoria.

“A abordagem principal é a campanha global Nursing Now. Essa campanha é uma parceria da Organização Mundial da Saúde com o Conselho Internacional de Enfermagem, e tem como finalidade evidenciar e reconhecer a importância do trabalho da enfermagem para a melhoria da saúde das populações em todo o mundo. A campanha vem para mostrar a importância, o protagonismo e, também, a autonomia da profissão no centro do cuidado humano”, destaca sobre o objetivo central da campanha, a professora Alexandra Bittencourt Madureira, chefe do Departamento de Enfermagem.

Palestra online foi ministrada por Simone Peruzzo, do Conselho Regional de Enfermagem

A palestrante convidada foi Simone Peruzzo, presidente do Conselho Regional de Enfermagem, o Coren.“O objetivo dessa campanha nada mais é do que maximizar as contribuições da enfermagem, uma categoria enorme. Nós somos, hoje, mais de 2.100.000 profissionais em enfermagem, entre auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros. 60% da força de trabalho na área da saúde. Logo, se a gente resolvesse parar de trabalhar todo o sistema entraria em colapso, porque ele não funciona sem a gente”.

Na Unicentro, a representatividade do curso de Enfermagem também é salientada pelo diretor do campus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara, e pelo reitor da instituição, professor Fábio Hernandes. “É um curso muito atuante no nosso Campus, atua nos três pilares da universidade, isto é, no ensino, pesquisa e extensão. Nós temos projetos extremamente importantes na área da saúde”, avalia Ricardo. “Na pandemia”, complementa Fábio, “vimos que foram os profissionais que mais se destacaram, os profissionais que mais vestiram a camisa sem medo. Na nossa Unicentro, possuem vários projetos, principalmente com a classe mais necessitada. Este é foco do nosso curso de Enfermagem e é isso que nos orgulha muito”.