Unicentro sedia 1º Simpósio sobre direitos da criança em Guarapuava

O evento tem por objetivo promover a capacitação de profissionais e bolsistas que atuam no projeto.

Na manhã desta terça-feira (29), o campus Cedeteg da Unicentro sediou a abertura da etapa de Guarapuava do 1º Simpósio Neddij. Com o tema “Direito de criança: enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente no Paraná”, o evento tem por objetivo promover a capacitação de profissionais e bolsistas que atuam no Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij), presentes em todas as universidades estaduais do Paraná.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, esteve presente na abertura do evento e destacou a importância da atuação do programa no Paraná. “É um dos programas mais importantes da nossa secretaria através das universidades. São muitas instituições e pessoas que vêm desenvolvendo esse programa há oito anos, fazendo o possível para ampliar esse atendimento e para que o Paraná possa ser um modelo do enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente”, afirmou.

O reitor da Universidade, Aldo Nelson Bona, elogio a realização do simpósio e a atuação que o Neddij tem na sociedade. “O trabalho do Neddij é de grande alcance social. As realidades enfrentadas, principalmente nas áreas mais carentes da população, acaba desembocando no trabalho do Neddij, que tem dado bons resultados. A nossa Universidade sente-se muito feliz em poder desenvolver esse trabalho” disse.

Integrante do programa Universidade Sem Fronteiras, o simpósio conta com palestras, mesas redondas, exposição de painéis e resumos expandidos distribuídos nos dois dias do evento. A meta é debater acerca da violência e abusos cometidos contra a criança e o adolescente, encontrando formas de coibir a violência, nos aspectos jurídicos, psicológicos, sociais e pedagógicos.

Com etapas realizadas em Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Guarapuava, o evento segue para Marechal Cândido Rondon no mês de maio. O encerramento será no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em Curitiba, nos dias 4 e 5 de junho.