Mestrados da Unicentro receberão estudantes de cinco países da América Latina

Os aprovados nos cursos de mestrado da universidade vêm da Bolívia, Colômbia, Costa Rica, México e Peru.

Quarenta candidatos estrangeiros se inscreveram para sete vagas nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Unicentro). O processo seletivo, do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Paec), foi realizado por meio de edital exclusivo para os membros do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), que tem parceria com a Organização de Estados Americanos (OEA).

O GCUB é composto por universidades nacionais que reconhecem a Universidade de Coimbra (Portugal) como Alma Mater e tem por objetivo promover a integração interinstitucional e internacional entre os membros, mediante programas de mobilidade docente e discente.

Houve mais candidatos aos Mestrados em Desenvolvimento Comunitário (25 inscritos) e Educação (8 inscritos). Os cinco aprovados cursarão os mestrados em Química Aplicada, Educação, Agronomia, Biologia Evolutiva e Desenvolvimento Comunitário, vindos da Bolívia, Colômbia, Costa Rica, México e Peru, respectivamente.

Para o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, a presença desses estudantes nos programas de pós-graduação agregará uma importante dimensão ao processo de internacionalização, com a perspectiva de colaboração em pesquisa nesses cinco países.

“O processo de internacionalização, pelo qual a Unicentro está passando, é uma via de mão dupla, pois, ao mesmo tempo em que nossos alunos estão em mobilidade para diversos países, estamos recebendo muitos estudantes estrangeiros. Esse intercâmbio é algo importantíssimo nos tempos atuais, pois instituições e alunos ganham com isso”, declarou o reitor.