Universidades estaduais garantem mais de 20 milhões em recursos

A Unicentro conseguiu mais de R$ 3 milhões para a criação de uma rede multidisciplinar de pesquisa.

O resultado preliminar do edital da Agência Brasileira de Informação (Finep), divulgado recentemente, mostra que as universidades estaduais do Paraná conseguiram angariar, juntas, mais de R$ 20 milhões de reais para apoio a projetos institucionais de implantação de infraestrutura de pesquisa. O edital prevê um investimento de R$ 370 milhões para as universidades públicas, considerando a totalidade dos projetos.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, a captação de recursos para o desenvolvimento de pesquisa das agências de fomento, pelos nossos pesquisadores, é uma ação que beneficia docentes e discentes das universidades aumentando a qualidade das atividades desenvolvidas. “Todo o investimento em infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisas contribui para avançarmos na consolidação da excelência no ensino superior e na ampliação do pensamento inovador”, destacou o secretário.

O investimento foi adquirido por meio de uma seleção pública, na qual foram contempladas cinco das sete universidades estaduais. A Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) receberão um aporte financeiro que contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas que estão em andamento, e de novas pesquisas.

Arrecadando mais de R$ 7 milhões, a UEM lidera o volume de recursos entre as universidades estaduais. No estado do Paraná, só fica atrás da Universidade Federal do Paraná. Ao todo, a universidade conseguiu a aprovação de seis subprojetos, sendo eles: Expansão da Central de Tecnologia em Saúde; Expansão e Modernização da Capacidade de Obtenção e Processamento de Dados da Central de Biologia Molecular, Estrutural e Funcional; Ampliação, Modernização e Fortalecimento da Central de Microscopia e Tecnologia de Imagens; Fortalecimento e Ampliação da Capacidade Analítica e Instalada da Central de Análises Avançadas de Materiais – Fase VI; Estruturação da Central de Estudos sobre Mudanças Globais; e Consolidação, Ampliação e Inovação da Central de Produtos Naturais.

Garantindo um recurso de aproximadamente R$ 4,9 milhões, a UEL recebeu a aprovação de três projetos nas subáreas Biodiversidade, Biologia Molecular e Análises de Raio-X, 20% a mais que no último edital do gênero. Os projetos aprovados são: Consolidação e desenvolvimento da experimentação in vitro e biologia molecular aplicada à saúde, que captou R$ 1,34 milhão; Laboratório de Avaliação da Biodiversidade, que captou R$ 1,34 milhão; e Laboratório Multiusuário de Análises por Raios X, com R$ 1,79 milhão.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL, Mário Sérgio Mantovani, explica que os projetos selecionados este ano são provenientes do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e do Centro de Ciências Exatas (CCE). De acordo com as regras do edital, coube à UEL sistematizar um comitê para realizar a seleção interna dos projetos inscritos. Do total de sete enviados à Finep, três acabaram aprovados na seletiva final. Coube ao comitê interno fazer a qualificação das propostas, segundo as determinações do agente financiador.

A Unicentro conseguiu mais de R$ 3 milhões para a criação de uma rede multidisciplinar de pesquisa nas áreas de ciências químicas, físicas e farmacêuticas do Centro de Ciências Moleculares e Nanotecnologia (CCMN), e para a aquisição de equipamentos multiusuários para pesquisas em energia de biomassa agrícola e florestal. Os dois subprojetos contemplam a aquisição de equipamentos multiusuários, de médio e grande porte, em sua maioria importados.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcos Ventura Faria, a Unicentro vem aumentando ano a ano a capacidade de captação de recursos nos Editais CT-INFRA da Finep, em decorrência da capacitação dos seus pesquisadores, do crescimento da pós-graduação stricto sensu e do desenvolvimento de pesquisas de maior impacto regional e nacional, com maior abrangência no contexto de ciência, tecnologia e inovação. “A aprovação desses recursos representa um impacto positivo nas atividades de pesquisa, dando maior estímulo às competências instaladas nos programas de Pós-Graduação da Unicentro e aponta que estamos na direção correta”, afirma Marcos Ventura.

A UEPG também teve dois projetos aprovados, sendo eles a consolidação de infraestrutura multiusuária em Biologia Molecular Aplicada às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; e para a aquisição de equipamentos para o Centro Multiusuário de Pesquisas Avançadas para Tecnologias do Agronegócio, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 2,6 milhões.

Já a Unioeste aprovou o projeto para criar uma infraestrutura multiusuária de pesquisa e pós-graduação em conservação e manejo de recursos naturais, somando cerca de R$ 2,4 milhões.

Com informações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.