Departamento de Secretariado Executivo promove aula inaugural 2018

O início da vida acadêmica pode parecer complicado. A Universidade oferece tantas possibilidades que, as vezes, é difícil ficar inteirado de tudo o que acontece no Campus logo que se começa a fazer um curso superior. Foi pensando em receber esses novos alunos que o Departamento de Secretariado Executivo (Desec) da Unicentro promoveu uma aula inaugural. “A ideia é fazer com que os alunos se integrem mais a Universidade, fazer com que eles se sintam bem acolhidos e passar, também, as informações relevantes com relação a Instituição e ao curso de Secretariado Executivo”, comenta o chefe do Desec, professor Carlos Roberto Alvez.

Além de recepcionar os calouros do curso e explicar sobre o funcionamento da nossa Universidade, a aula inaugural contou com a palestra da professora Eneida Stein, que atua na Procuradoria Geral Municipal de Curitiba. O objetivo foi mostrar aos alunos as diferentes áreas de atuação do profissional formado em Secretariado Executivo. “A gente quer capacitar, informar e orientar esses profissionais para o novo mercado de trabalho, para que eles possam trabalhar as habilidades voltadas para o Secretariado Executivo”, explica Eneida.

Aula inaugural foi ministrada por Eneida Stein e acompanhada por alunos de todas as turmas do curso de Secretariado (Foto: Coorc)

Os alunos do primeiro ano receberam, ainda, orientações sobre as esferas pública e privada no contexto do Secretariado Executivo. “Eu achei um tema bem importante a questão que ela abordou, sobre o relacionamento interpessoal dentro das organizações, porque isso é uma questão fundamental para um profissional de Secretariado, pois ele está em trabalho direto com vários níveis hierárquicos dentro de uma organização. Então, isso deu um posicionamento muito mais interessante com relação a atuação do profissional dentro de uma organização”, explica a acadêmica Ellen Thais Maceno.

A palestrante abordou também o perfil do profissional que o mercado de trabalho busca na atualidade. “A gestão efetiva de pessoas, a parte de informática, de relacionamento interpessoal e a parte efetiva do comportamento organizacional dentro das instituições. É isso que o mercado tem carência”, comenta a professora Eneida.

O tema discutido na aula inaugural foi aprovado pelos alunos, que aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre a futura profissão. “Eu achei muito importante estar determinando os parâmetros de um bom profissional. Como a palestrante foi clara e com uma linguagem bem objetiva, penso que atingiu todo mundo, principalmente, algumas pessoas que estavam em dúvida sobre a profissão”, acredita a estudante Chayane Fatima dos Santos.