Artigo sobre projeto Reciclar, da Unicentro, integra coletânea sobre sustentabilidade e responsabilidade social

A Unicentro, há alguns anos, vem trabalhando a substituição dos processos físicos, em papel, pelos eletrônicos, com trâmite todos em sistemas informatizados. Mas, ainda, assim, as atividades administrativas e pedagógicas, de pesquisa e de extensão, consomem papel, que mesmo reutilizado para rascunho por exemplo, ainda precisa de destinação final. Por isso, desde 2007, a Universidade, em parceria com a Associação dos Catadores de Papel de Guarapuava, recolhe o material utilizado em cada setor da instituição e encaminha para a reciclagem, dando ao papel uma destinação correta.

O projeto Reciclar é uma atividade extensionista vinculada ao Gabinete da Reitoria. E sua visão sustentável foi objeto de análise em uma pesquisa desenvolvida na própria Universidade, no Mestrado Profissional em Administração, que ganhou espaço no livro “Sustentabilidade e Responsabilidade Social – Artigos brasileiros”, da Editora Poisson.

O professor Fernando Franco Neto orientou o trabalho e ressalta o significado de, através do artigo, possibilitar que as pessoas conheçam o que está sendo feito na Instituição. “Não só a questão pontual de ter esses dados e saber como a Universidade, ou melhor, sua comunidade, olha para essas questões. Mas, também, o que estão produzindo e entendendo sobre sustentabilidade ambiental”.

Desde sua criação, o Reciclar já deu destinação apropriada a 100 toneladas de papel. Isso significa que 2.000 árvores foram preservadas. Com o objetivo de educar a comunidade para a reciclagem, segundo o professor Fernando, o projeto também cumpre outra função ao encaminhar o material para a Associação de Catadores. “O que eu acho importante é o que está acontecendo. O volume disso, como isso está evoluindo na Universidade. E isso é muito importante para que nós tenhamos não só qualidade de vida, mas também maturidade e responsabilidade para compreender como determinadas atitudes nossas, no caso a reciclagem, pode beneficiar a vida de muitas pessoas”.

Para o recolhimento dos papeis utilizados, a coordenação do projeto mantêm caixas identificadas em todos os setores do Campus Santa Cruz. A coleta segue um cronograma pré-estabelecido.