Semana e Simpósio de Física movimentam Campus Cedeteg

As aulas em sala e em laboratórios do curso de Física da Unicentro, essa semana, foram substituídas por palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais. Isso porque o Departamento (Defis) está promovendo, simultaneamente, a 14. Semana e a 6. Simpósio de Física. O objetivo, segundo o chefe do Defis, professor Eduardo Vicentini, é apresentar aos estudantes e também aos profissionais da área uma visão abrangente da pesquisa e do ensino.

“É uma oportunidade para o estudante conhecer profissionais da área como uma forma de estimulá-lo a e permanecer no curso, oferecendo perspectivas profissionais. Essas atividades visam dar uma ideia mais precisa de mercado de trabalho para que os alunos fiquem empolgados com a sua profissão e concluam o curso, que queiram ser professores de Física, e pesquisadores em Física”, afirma Eduardo.

Palestra de abertura foi um incentivo ao estudo, ensino e pesquisa em Física (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A palestra de abertura dos eventos foi ministrada pelo professor Luiz Roberto Evangelista, da Universidade Estadual de Maringá. A tônica da sua fala foi a do incentivo. “Conversar com os jovens numa linguagem que seja acessível. Uma Semana de Física, um Simpósio de Física com a presença dos alunos é o local ideal para mostrar essas realidades de fronteira da ciência, para estimular essa meninada a continuar estudante Física. Quero que minha fala seja um grande incentivo para as mentes jovens, que querem se dedicar à pesquisa”.

Também fazem parte da programação gincanas e as competições envolvendo física e matemática. Algumas das atividades estão sob a responsabilidades do alunos integrantes do PET (Programa de Educação Tutorial) de Física, como os minicursos. “É muito interessante para nossa experiência, para enriquecer a nossa vivência, ajuda a gente ter uma visão maior de um campo abrangente, para gente ter também uma perspectiva melhor”, conta o acadêmico Matheus Henry Przygocki, do terceiro ano, sobre a experiência com a organização dos eventos.

E os estudantes estão mandando bem. O aluno Angelo Rafael Lenarte, que está participando da Semana e do Simpósio de Física, é só elogios. “Estão assistindo muito bem a gente. Se você vai perguntar, eles já têm a resposta na ponta da língua, já estão prontos para te orientar, te ajudar mesmo”.

O diretor do Campus Cedeteg, professor Fábio Hernandez, marcou presença em algumas da atividades e defende a importância das semanas de estudos como forma de aproximar a Universidade e os estudantes do mercado e dos profissionais. “É um momento de troca de informações. É um momento muito rico em que se adquire conhecimentos que estão além da sala de aula”.