Seletiva para Maratona de Programação acontece com alunos de Ciência da Computação

Na última segunda-feira (19), foi realizada no Campus Cedeteg da Unicentro, em Guarapuava, a seleção de alunos para a Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Os acadêmicos passam, primeiramente, por esta seletiva para competir na etapa regional, que acontece em Ponta Grossa, no dia 15 de setembro. Se forem selecionados, seguem para etapa nacional, que ocorre em novembro, nos dias 8 e 9, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

Ao todo cinco equipes com três acadêmicos participaram da seleção na Unicentro, a professora Ana Elisa Piekarsk, do Departamento de Ciência da Computação (Decomp), explica que a prova é dividida em dois níveis: iniciante (alunos do 1º ano) e intermediário (alunos do 2º ao 4º ano). As provas são semelhantes as que são aplicadas na maratona, são cinco questões para que eles solucionem problemas de programação com tempo máximo de três horas, aonde um sistema julga automaticamente as respostas. São selecionadas três equipes, sendo uma de nível iniciante e duas do intermediário.

O professor Mauro Henrique Mulati, também do Decomp,  afirma que é importante os acadêmicos participarem das seletivas e da maratona. “Além de indicar que os alunos e o curso estão se dedicando e se destacando, também é importante lembrar que muitas empresas importantes da área monitoram e patrocinam a maratona, prestando atenção naqueles alunos que têm melhor desempenho, para então, quem sabe, contratar ou fazer alguma proposta a eles”, explica.

Para estimular ainda mais o alunos a participarem da Maratona de Programação, foi criado em 2010 o “Projeto de Extensão de Programação de Computadores”, onde o principal objetivo é treinar os acadêmicos durante o ano para que possam competir. São realizados encontros quinzenais com atividades lúdicas e competições para aprendizagem de programação.