
Sessões de Colação de Grau Setoriais celebram conquista de 320 formandos do Câmpus Cedeteg
Cerimônias foram realizadas no Centro de Eventos Cidade dos Lagos
O Centro de Eventos Cidade dos Lagos foi palco, nesta semana, das sessões de colação de grau setoriais do Câmpus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A programação teve início na terça-feira (24), com o Setor de Ciências da Saúde, seguiu na quarta-feira (25), com o Setor de Ciências Exatas e de Tecnologia, e se encerra nesta quinta-feira (26), com o Setor de Ciências Agrárias e Ambientais.
Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a cerimônia é um dos momentos mais significativos do calendário institucional. “Hoje estamos com mais uma sessão de colação de grau que, para nós, representa o compromisso com a comunidade, com a nossa sociedade paranaense, pois a universidade é custeada por toda a população do nosso estado”, afirmou.
“Estamos entregando profissionais do mais alto gabarito, comprometidos não apenas com o conhecimento técnico, mas com a ética, com o profissionalismo e com o próximo”
Fábio Hernandes, reitor da Unicentro

O reitor destacou que a entrega dos diplomas é também uma forma de retorno direto à sociedade. “Estamos entregando profissionais do mais alto gabarito, comprometidos não apenas com o conhecimento técnico, mas com a ética, com o profissionalismo e com o próximo”. Segundo ele, a formação universitária ultrapassa os limites da sala de aula. “Estamos formando grandes cidadãos e cidadãs, preparados para transformar o nosso país, deixando o Brasil com mais distribuição de renda e mais prosperidade para todos”.
Neste ano, mais de 320 formandos do Câmpus Cedeteg participam das cerimônias. De acordo com o diretor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, além das três noites festivas, a universidade já realizou dezenas de colação em gabinete. “Muitos dos nossos acadêmicos terminam o curso e já ingressam em pós-graduações, programas de residência, empregos e precisam do registro nos conselhos regionais. Eles necessitam do diploma com agilidade, e a universidade tem esse compromisso. Dias após a formatura, já estão com o documento em mãos. Hoje mesmo, eles já saem daqui com o diploma”, apontou.
O diretor também reforçou a excelência acadêmica da instituição. “Todos os nossos cursos são avaliados com conceitos elevados, 4 e 5 pelo MEC. Isso representa um selo de garantia da Unicentro. O diploma que eles carregam certifica que são profissionais altamente qualificados e preparados para atuar com competência no mercado”.
Entre os formandos do Setor de Ciências Exatas e de Tecnologia, Joana Carolina Mognon celebrou a conclusão da licenciatura em Matemática com senso de propósito. “Eu escolhi esse curso porque sempre considerei a matemática uma área muito interessante e essencial, especialmente no contexto da educação. Desde pequena, percebia que muitas pessoas tinham medo ou dificuldade com a disciplina. Foi então que decidi que queria me tornar uma professora capaz de mudar essa percepção e fazer com que mais alunos gostem de matemática”, contou.
Determinada, Ana Carolina projeta continuar na vida acadêmica. “Eu sei que a minha profissão ainda enfrenta muitos desafios em termos de valorização, mas tenho certeza do caminho que quero seguir. Pretendo continuar estudando, fazer mestrado, doutorado em matemática e me tornar uma profissional que faça a diferença”.
Já Maria Elisa Lima Pedro, egressa de Ciência da Computação, escolheu o curso pela afinidade com lógica e resolução de problemas. “É uma área para quem gosta de aprender coisas novas o tempo todo. A Unicentro me deu uma base muito boa para continuar buscando conhecimento sempre”. Ao falar sobre ser mulher em um campo predominantemente masculino, ela destacou a importância da dedicação. “Todo mundo pode ter sucesso se estudar desde o começo. Independente das dificuldades, com dedicação você consegue”. Ela relembra que o apoio dos professores e colegas foi essencial para superar os desafios.
Também formando em Ciência da Computação, Gabriel Belinski Salomão descreveu a graduação como recompensadora. “Foi um período desafiador, mas também foi muito divertido, fiz muitas amizades e conheci novas realidades e práticas do mercado de trabalho. Sou muito grato pelos anos que passei na universidade”. Agora, seu foco está na consolidação profissional. “Quero conseguir um bom emprego, ter estabilidade e realizar mais sonhos daqui para frente”.
Confira as fotos dos eventos no Banco de Imagens da Unicentro
Por Poliana Kovalyk
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.








