
Colações intersetoriais do Câmpus Santa Cruz colocam 143 novos profissionais no mercado de trabalho
Resumo
Formandos são dos cursos dos setores de Ciências Sociais Aplicadas e de Ciências Humanas, Letras e Artes
As noites de terça (10) e quarta-feira (11) foram marcadas por emoção e sentimento de dever cumprido nas colações intersetoriais do Câmpus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Ao todo, 143 novos profissionais celebram a conclusão da graduação, 68 formandos dos cursos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Sesa) e 75 do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla), incluindo estudantes dos Câmpus Avançados de Chopinzinho e Pitanga.
Neste ano, as cerimônias ocorrem no Teatro Universitário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Engenheira Enedina Alves Marques, devido à reforma do Teatro Francisco Contini, da Unicentro.
Para a diretora do Câmpus Santa Cruz e presidente das sessões solenes, Roseli Machado, a formatura é mais do que uma cerimônia simbólica. “Este momento é um rito de passagem, é uma data em especial, que vem coroar e marcar o encerramento de um ciclo de uma trajetória de uma formação técnica e humanista que a universidade proporciona”, afirma.
Uma novidade deste ano foi a gratuidade da colação institucional com uso de becas, inovação que trouxe ainda mais seriedade ao momento. “Hoje, em especial, pela primeira vez na universidade, nós temos uma colação 100% gratuita com o uso das vestes talares, as becas, o que dá um ar mais formal à solenidade”, acrescenta Roseli.
O vice-diretor do Câmpus Santa Cruz, Gilmar Szczepanik, explica que a padronização das vestimentas na oferta gratuita da solenidade era um desejo antigo da instituição. “Foi um desejo antigo já da reitoria e das direções de câmpus padronizar a vestimenta dos formandos e dar um ar de celebração, um ar festivo”, comenta. Ele também destaca a articulação entre os diferentes câmpus e a realização de chamamento público para viabilizar o novo formato das colações. “Estamos muito felizes com a evolução no processo das formaturas, muito felizes pelos acadêmicos e pela universidade pública estar devolvendo para essa sociedade pessoas melhores, profissionais melhores. É um dia festivo para Guarapuava e região”, complementa.
Ao falar sobre o futuro dos formandos, Gilmar deixa um desejo. “Que eles possam ser muito felizes na jornada que escolheram, que o trabalho seja apenas uma parte da vida deles, mas que também contribuam para o desenvolvimento social, diminuindo as desigualdades e aumentando o bem-estar social”.
Entre os formandos, as trajetórias revelam desafios, persistência e sonhos para o futuro. O recém-formado em Publicidade e Propaganda, Gustavo Yuri da Silva Leite, enfrentou anos de deslocamento diário para estudar. “É uma satisfação muito grande. Moro em uma cidade onde não havia faculdade nem o curso em que me formei, então, durante toda a graduação, enfrentei uma rotina cansativa de ir e voltar todos os dias. Foi um período de muito cansaço e dedicação, mas que valeu muito a pena”, disse. Hoje prestes a estar empregado na área, ele projeta continuidade no crescimento profissional. “Quero seguir aprimorando meus conhecimentos na área em que atuo e buscar novas áreas relacionadas, ampliando minhas possibilidades”.
Para Mayara Rosa Herdt, do curso de Administração, a conquista reúne diferentes emoções. “Estou feliz. É um misto de sentimento, felicidade, ansiedade, tudo de bom”, relata. Após interromper os estudos por um período e retornar à universidade, ela concluiu a graduação e já pensa nos próximos passos. “A ideia é continuar na área, talvez abrir um negócio futuro”, conta.
Já Giuliane Boiko, formada em Serviço Social, descreve a conclusão como resultado de muito esforço coletivo. “É a finalização de um ciclo que exigiu muito de mim e das minhas colegas, muita dedicação e esforço. Um caminho repleto de desafios, mas também muito construtivo, em que a gente cresce como profissional e como pessoa”. Com sentimento de dever cumprido, ela já mira novos objetivos. “As minhas expectativas são de passar em um concurso para conseguir uma estabilidade financeira melhor. Já estou nessa de concurseira”, brinca.
As colações intersetoriais reuniram formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Serviço Social, História, Letras, Pedagogia, Filosofia, Arte, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.



