
Palestra na Unicentro destaca cooperação científica com a Universidade de Mons
Evento apresentou projetos conjuntos e oportunidades de intercâmbio acadêmico
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu, nesta quinta-feira (5), no Câmpus Cedeteg, a professora Carla Bittencourt, da University of Mons (Bélgica). Pesquisadora brasileira vinculada ao Fundo Nacional de Pesquisa da Bélgica (FNRS) e docente da instituição europeia há mais de uma década, ela apresentou aos estudantes e pesquisadores possibilidades de formação, intercâmbio acadêmico e cooperação científica internacional.
Na palestra, Carla explicou que a visita teve como foco ampliar a visão dos alunos. “A motivação foi mostrar a Universidade de Mons e as oportunidades de intercâmbio, para que os estudantes possam fazer um mestrado, parte do doutorado e conhecer um novo ponto de vista sobre a pesquisa desenvolvida fora do país”, destacou.
A pesquisadora também apresentou áreas estratégicas de atuação conjunta, como energia, conversão de gases, nanotecnologia e desenvolvimento de novos medicamentos a partir de plantas nativas do Brasil. Segundo ela, os trabalhos já realizados envolvem estudos avançados em fármacos. “Nós já desenvolvemos e seguimos desenvolvendo pesquisas na área de novos medicamentos, incluindo estudos com nanoemulsões e a administração de curcumina”, afirmou, ressaltando que as análises são feitas de forma integrada entre as duas instituições. Para Carla, retornar ao Brasil para compartilhar essas experiências é sempre gratificante. “São muitas oportunidades, mas é preciso estar preparado para aproveitá-las”, destacou.
A palestra também integrou as atividades do projeto desenvolvido em conjunto com o professor Najeh Khalil, aprovado na Chamada nº 22/2024 do CNPq, voltada a pesquisadores brasileiros que atuam no exterior. Segundo Najeh, que coordena a proposta, o projeto prevê intercâmbio de pesquisadores, aquisição de equipamentos e fortalecimento da cooperação científica entre as instituições. “Essa proposta permite a vinda de pesquisadores da Bélgica, a ida de pesquisadores brasileiros para a Universidade de Mons e o desenvolvimento de trabalhos conjuntos, especialmente na área de nanotecnologia aplicada a biomoléculas”, explicou o docente do Departamento de Farmácia.
Najeh ressaltou ainda a importância da colaboração internacional para a formação acadêmica e o avanço da ciência. “A ciência é universal. Além do acesso a técnicas que estão na fronteira do conhecimento, essa parceria permite compreender como a pesquisa é conduzida no exterior. Isso amplia os horizontes dos alunos e pesquisadores e eleva o nível das publicações científicas”, afirmou Najeh, destacando o impacto positivo da cooperação para os programas de pós-graduação da Unicentro.
Para a coordenadora de Relações Internacionais, Cibele Krause Lemke, a parceria com a universidade belga também representa um avanço significativo no processo de internacionalização da Unicentro. “No ano passado, uma estudante concluiu o doutorado com diploma pelas duas instituições, o que é uma grande conquista. Agora temos mais três estudantes na Bélgica, uma, inclusive, com uma bolsa de pós-doutorado, que é considerada uma bolsa de excelência. Então essa parceria é muito importante porque consolida os esforços de internacionalização da nossa universidade”, apontou.
Segundo Cibele, a visita da professora Carla também abre caminho para a ampliação da cooperação em novas áreas do conhecimento. “Queremos expandir essa parceria para outras áreas, como agronomia, biocombustíveis, além de linguagens e filosofia. Isso fortalece a Unicentro e amplia as oportunidades acadêmicas para nossos estudantes e pesquisadores”, concluiu.
Por Poliana Kovalyk
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


