Abre ao público a exposição Conexões Criativas, da 5ª edição da Residência Artística

Abre ao público a exposição Conexões Criativas, da 5ª edição da Residência Artística

 

Com visitação gratuita, o foco da exposição está na criação como prática coletiva, construída em convivência, escuta e troca

No dia 6 de fevereiro de 2026, às 19h, o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro recebe a abertura da exposição Conexões Criativas, mostra pública da 5ª edição da Residência Artística, projeto desenvolvido em parceria com o Departamento de Arte da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A visitação apresenta obras e processos criativos desenvolvidos ao longo da residência, com foco na criação como prática coletiva, construída em convivência, escuta e troca.

A exposição reúne trabalhos de Caio Kulkamp e Vini Maurina, Jailson Domingos de Oliveira, Joice Tesseroli, Kelly Furlanetto Soares, Lonczy, Lucia Virginia Mamcasz-Vighineski, Patricia Giloni, Samuel Linhares e Zack.

Para o Departamento de Arte, a realização da exposição reafirma o papel da universidade pública como espaço de produção artística, formação e diálogo com a comunidade. Segundo a professora Daiane Solange Stoeberl da Cunha, a Residência Artística fortalece a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. “Projetos como a Residência Artística ampliam a presença da universidade, criando espaços reais de formação, troca e produção cultural em diálogo com a comunidade”.

A curadoria compartilhada é de Desirée Melo e Eli Zanedim, com participação de Cristhian Lucas, convidado a acompanhar os processos da residência e contribuir para a leitura crítica da exposição. Para Desirée Melo, a 5ª edição se organizou como um campo de permanência no processo criativo. “Criar, aqui, foi sustentar um trabalho em relação, com tempo para escuta, troca e experimentação”.

Na leitura curatorial, Eli Zanedim destaca a importância de tornar visível o percurso: “O público encontra não apenas obras finalizadas, mas decisões, desvios e vínculos construídos ao longo do processo”. Ao acompanhar de perto os encontros e pesquisas dos artistas, Cristhian Lucas ressalta que a curadoria se construiu a partir da observação dos processos em andamento e das relações formadas ao longo da residência.

A programação de abertura inclui a ação artística de Zack, que ativa o espaço expositivo como lugar de presença e acontecimento, além da exibição audiovisual Revois — “ver novamente” (18’52”), de Caio Kulkamp e Vini Maurina, seguida de coquetel de abertura.

Além da mostra, o projeto prevê ações educativas e contrapartidas sociais, como visitas escolares mediadas, oficinas abertas ao público e uma palestra voltada a educadores, ampliando o acesso às obras e aos processos criativos e reforçando o caráter formativo da iniciativa.

A exposição integra ações culturais desenvolvidas em parceria com o Departamento de Arte da Unicentro (Deart) e com a Secretaria de Cultura de Guarapuava, ampliando a articulação entre universidade, poder público e produção artística contemporânea na região.

Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal, em parceria com o Departamento de Arte da Unicentro e com a Secretaria de Cultura de Guarapuava.

Serviço

Exposição: Conexões Criativas — Residência Artística (5ª edição)
Abertura: 6 de fevereiro de 2026 (sexta-feira), às 19h
Local: Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro — Guarapuava (PR)
Entrada gratuita


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário