Janeiro Roxo: Unicentro participa de campanha de conscientização e prevenção da hanseníase

Janeiro Roxo: Unicentro participa de campanha de conscientização e prevenção da hanseníase

O mês de janeiro marca a campanha Janeiro Roxo, dedicada à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase, uma doença infecciosa crônica que ainda representa um desafio para a saúde pública no Brasil. Apesar de antiga, a enfermidade segue presente no país e pode causar complicações graves quando não identificada e tratada a tempo.

Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase tem cura e com tratamento gratuito disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A transmissão da doença ocorre, principalmente, por meio de gotículas respiratórias e pode atingir pessoas de qualquer idade. Os sintomas mais comuns são manchas na pele com perda de sensibilidade e comprometimento dos nervos periféricos, o que pode levar a deficiências físicas permanentes se não houver acompanhamento adequado.

Na região Centro-Sul do Paraná, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) atua diretamente no diagnóstico da doença por meio do Laboratório de Análises Clínicas da Farmácia Escola, em parceria com a 5ª Regional de Saúde, que abrange 19 municípios. Os atendimentos são organizados pela Regional, enquanto os municípios encaminham os pacientes para realização dos exames na universidade. No laboratório, são feitas a coleta de material e a análise microbiológica necessária para a confirmação da doença.

Para o professor Marcos Ereno Auler, coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da Unicentro, a atuação do serviço é essencial para o diagnóstico e o controle da hanseníase na região, especialmente diante da escassez de locais especializados para a realização dos exames. “Estamos fazendo um trabalho de utilidade pública, porque é uma doença grave. O Brasil é um dos países no mundo que mais tem casos de hanseníase e é necessário o diagnóstico laboratorial, que é a nossa especialidade. Fornecer resultados com qualidade é de extrema importância, ajuda muito para diminuir o número de casos, e esse é nosso grande objetivo”, afirma.


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário