
Unicentro realiza obras de acessibilidade no Câmpus Cedeteg
No fim do ano de 2025, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deu início às obras de acessibilidade no Câmpus Cedeteg, em Guarapuava. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à inclusão e adequação da infraestrutura universitária às normas vigentes de acessibilidade. O investimento é de R$1.152.000,00, viabilizado por meio do Termo de Execução Descentralizada nº 001/2024, firmado com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
De acordo com o diretor de Engenharia e Arquitetura da Unicentro, Luis Carlos Ratuchne, as intervenções foram planejadas a partir de um diagnóstico detalhado das condições atuais do câmpus. “O levantamento apontou a necessidade de rebaixamento de guias, instalação de guias de balizamento em rampas e calçadas, instalação ou adequação de corrimãos e guarda-corpos e pisos táteis, além da adequação de banheiros e demarcação de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, dentre outras situações que necessitam de intervenção”, explica. A execução está sendo realizada por uma empresa contratada pelo modelo de Contratação Integrada, responsável tanto pelo projeto executivo quanto pela obra.
Segundo o diretor-geral do Câmpus Cedeteg, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, as obras de acessibilidade estavam há tempos no planejamento da universidade e representam um importante passo para garantir o cumprimento das normas e legislações vigentes. “Essa obra faz parte da nossa política de inclusão, a universidade para todos. Para estudantes, professores, servidores e pacientes que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida, o projeto vai adequar toda a infraestrutura que o câmpus, por ser antigo, ainda precisava melhorar”, aponta. Ricardo destaca que os trabalhos começaram na avenida principal, próximo à direção e ao auditório, e reforça a preocupação da gestão com a preservação ambiental. “Em alguns locais fizemos desvios no projeto para evitar a derrubada de árvores nativas, mantendo o cuidado com o verde que embeleza o câmpus”.
Além da acessibilidade, o diretor lembra que o Cedeteg vive um momento de modernização em diversas frentes. “Esse investimento se soma a outros que também estão em andamento, como o sistema de prevenção de incêndios, a adequação da rede elétrica e os projetos de água e esgoto”, afirma. Ele cita ainda que novas redes de esgoto já estão sendo viabilizadas em parceria com a Sanepar e que a perfuração de poços artesianos e a instalação de bombas d’água e reservatórios de grande porte garantirão o abastecimento, principalmente na área da saúde. “Com essas ações, conseguiremos atender as principais demandas estruturais do câmpus e oferecer melhores condições para toda a comunidade universitária”, completa.
Por Poliana Kovalyk
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

