
Professores da Unicentro recebem Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação do Paraná
Resumo
Cerimônia homenageou 13 personalidades como mecenas e 38 como embaixadores da inovação
Três docentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão entre os homenageados com o Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação do Paraná, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), a personalidades que se destacam na promoção da ciência, tecnologia e inovação. A cerimônia de premiação foi realizada nesta semana, em Curitiba.
Foram reconhecidos os docentes Aldo Bona, atual secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Maria Aparecida Crissi Knuppel, diretora de Ensino Superior da Seti, e Marcos Aurélio Pelegrina, diretor de Ciência e Tecnologia da Seti. Os três são professores da Unicentro e atualmente estão cedidos para funções estratégicas no governo estadual.
Indicada como Embaixadora da Inovação, a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel construiu uma trajetória de quase 50 anos dedicada à educação pública, atuando sempre com foco na inovação educacional e no uso pedagógico das tecnologias. “É muito bacana receber esse reconhecimento advindo das minhas pesquisas e das minhas percepções em relação a uma inovação sustentada para educação superior”, afirmou a professora
Docente da Unicentro desde 1997, Maria Aparecida é professora-associada e já ocupou cargos de gestão universitária, como pró-reitora de Extensão e diretora de setor. Atualmente, coordena o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes) na instituição. Sua atuação como pesquisadora envolve temas como história da educação, educação digital e flexível, multiletramentos e tecnologias digitais para a educação. A experiência nessas áreas levou à criação do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro, em 2005, iniciativa pioneira no sistema estadual. Em 2019, assumiu a coordenação da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), estrutura da Seti que articula as sete universidades estaduais em torno de uma educação digital, colaborativa e flexível.
Atualmente, a professora atua como diretora de Ensino Superior da Seti e como articuladora do NAPI Educação do Futuro, da Fundação Araucária, com foco nas competências digitais docentes e no uso ético e responsável da inteligência artificial na educação. “Eu trabalho com a ideia de uma inovação sustentada, que se constrói a partir de experiências já existentes, do trabalho colaborativo e da ciência aberta. Inovar na universidade pública é inovar com os pares, com os estudantes e com a sociedade”, destacou.

Reconhecimento ao trabalho coletivo
O professor Aldo Bona, também homenageado, ressaltou que o prêmio simboliza o reconhecimento de um esforço coletivo em prol do desenvolvimento do Paraná. “Essa premiação é uma grande honra, mas representa o trabalho de muitas pessoas que atuam juntas para fortalecer o sistema de ciência, tecnologia e inovação do estado”, afirmou. Segundo ele, a aproximação entre universidades, setor produtivo e sociedade tem sido fundamental para que o Paraná se destaque nacionalmente na área da inovação. “A inovação acontece quando o conhecimento gerado nas universidades se transforma em soluções reais para a sociedade”, pontuou.
Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação
Pela primeira vez, as indicações das personalidades homenageadas partiram dos próprios integrantes do ecossistema de inovação do Paraná. A partir dessas indicações, os nomes foram avaliados e selecionados pela Comissão Avaliadora das Comendas, formada por representantes das secretarias estaduais da Inovação e Inteligência Artificial; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; da Infraestrutura e Logística; da Cultura; além do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Nesta edição, o Prêmio Mecenas da Inovação foi concedido a 16 representantes de instituições e empreendedores com atuação de destaque em diferentes áreas. A escolha considerou critérios como relevância nacional no campo da ciência, tecnologia e inovação, contribuição concreta para o avanço científico ou tecnológico e impacto social das iniciativas desenvolvidas. Já o título de Embaixador da Inovação reconheceu 38 personalidades que atuam na promoção e fortalecimento da inovação no Paraná.
Caroline Albertini com colaboração de Poliana Kovalyk e informações da Agência Estadual de Notícias
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.