
Fazenda Escola da Unicentro celebra 10 anos com avanços em ensino, pesquisa e extensão
Nesta quarta-feira (17), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) comemorou os 10 anos da Fazenda Escola (Fazesc), em um evento realizado no Câmpus Cedeteg, que reuniu comunidade acadêmica, gestores e parceiros para relembrar conquistas e marcar novas entregas. O projeto teve início em 2015, em uma parceria realizada com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar), para que a Unicentro utilizasse parte da fazenda do instituto para o desenvolvimento de pesquisas voltadas à comunidade universitária e à sociedade.
Localizada junto à Estação Experimental do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) de Guarapuava, a Fazesc ocupa atualmente uma área de aproximadamente 30 hectares. Hoje quem utiliza a Fazenda Escola são, em maior parte, estudantes e professores dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, mas a área também é utilizada por outros cursos em projetos de extensão e na interdisciplinaridade que a universidade promove. Os principais cursos utilizam o campo para desenvolverem iniciações científicas, projetos de extensão, trabalhos de mestrado e doutorado, além de 12 planos de trabalho, com professores que realizam plantios para projetos.
Reitor da Unicentro à época da criação da Fazesc, o atual secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a evolução da estrutura ao longo dos anos e a felicidade em ver as conquistas realizadas nesses 10 anos. “A universidade não tinha infraestrutura para fazer aquilo acontecer, mas gradativamente as coisas foram avançando. Hoje a Fazenda Escola está bem equipada, a área recebeu muitos tratamentos necessários, hoje é altamente produtiva, em termos de culturas e em termos de conhecimentos. Ver que nesses dez anos tudo isso aconteceu com uma velocidade que a gente nem imaginava, é realmente muito bom, ver os resultados acontecendo”, afirmou.
O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, também celebrou o aniversário da Fazenda Escola e enfatizou a sua importância para a universidade e para a comunidade externa. “Para nós, é uma alegria muito grande esses 10 anos, eles são fruto de muito trabalho, de acreditar que aquele espaço seria transformado. E hoje ele é uma bela fazenda escola, com muita pesquisa, com muita extensão e com muito atendimento da comunidade”, afirmou.
Coordenador da Fazenda Escola desde a sua implantação, o professor Marcelo Cruz Mendes Dias ressaltou que o espaço surgiu para atender uma demanda histórica dos cursos da área. “A Fazenda Escola surgiu de uma demanda pra suprir a demanda dos departamentos de Agronomia, Medicina Veterinária, bem como dos programas de pós-graduação dos referidos cursos. Então, é muito feliz pra nós ver uma área que não tinha estrutura hoje ter um galpão, uma unidade de apoio, chega energia de alta e baixa tensão, iluminação”, explicou.
Ao longo da década foram realizadas diversas melhorias para aumentar o rigor das pesquisas realizadas, com a construção de barracões, blocos de apoio didático, instalação de rede e internet e aquisição de maquinário. “Nós conseguimos viabilizar o que era só um terreno há 10 anos e chegar hoje com o local todo estruturado para ter aulas na graduação, iniciação científica, pesquisa, mestrado, doutorado e hoje é uma referência para os produtores na nossa região”, destacou o diretor do Câmpus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara.
Para Aldo Nelson Bona, o principal legado da Fazenda Escola está na aplicação prática do conhecimento produzido. “É um ambiente de pesquisa, é um ambiente que se testa possibilidades de diversificar e melhorar a agricultura regional. E aí ganha o ambiente externo da universidade. O conhecimento que se produz ali é um conhecimento aplicado à realidade regional, a possibilidade de se produzir mais com menos recursos e, portanto, obviamente aumentar a possibilidade de gerar riqueza, de gerar desenvolvimento econômico e social. Então a fazenda cumpriu este papel de formar, produzir conhecimento e transferir tecnologias”, concluiu o secretário.
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro
Por Luiza Lobo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


