
Projeto “Integração: Conhecendo a Unicentro” acolhe e orienta novos docentes da universidade
Resumo
Integração é composta por seis oficinas conduzidas ao longo de um ano
Começar em um novo trabalho nem sempre é fácil. São novas atividades, novos colegas e um ambiente desconhecido. Pensando nisso e para apoiar a ambientação dos professores recém-nomeados e em estágio probatório, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desenvolve o projeto “Integração: Conhecendo a Unicentro”. A iniciativa busca oferecer aos docentes que chegam à instituição um espaço de acolhida, esclarecimento de dúvidas e aproximação com setores estratégicos da universidade.
De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Robson Ferraz, o projeto nasceu da necessidade de facilitar o percurso inicial dos novos professores diante da complexidade da estrutura universitária. “A universidade é bastante ampla, existe uma série de unidades e, por consequência, muitas regulamentações. Para quem está chegando e ainda não tem afinidade com o funcionamento institucional, isso pode representar um ambiente complexo. O projeto se mostra necessário justamente por criar um espaço que funcione como facilitador”, explica.
A integração é composta por seis oficinas, conduzidas ao longo de um ciclo anual. Em cada encontro, diferentes pró-reitorias e coordenadorias apresentam aos novos docentes informações importantes sobre políticas institucionais, regulamentações, rotinas administrativas, processos avaliativos e oportunidades de ensino, pesquisa e extensão. “O objetivo é possibilitar que os docentes tenham maior facilidade para desenvolver suas atividades, desde a proposição de projetos e coordenação de convênios até os processos de avaliação relacionados à carreira e ao estágio probatório”, destaca Robson.
Primeiras agendas registram alta participação
Em novembro de 2025, o novo ciclo do projeto teve início com as primeiras agendas em Guarapuava, contemplando os câmpus Santa Cruz e Cedeteg, e Irati. O engajamento dos docentes superou as expectativas. Guarapuava registrou 57 participantes e Irati 20.
Segundo o pró-reitor, além da alta adesão, os encontros tiveram participação ativa. “Tivemos salas cheias e debates ampliados. Os professores apresentaram muitas dúvidas e questionamentos, e isso é muito positivo. Esse diálogo nos permite estreitar laços e cumprir a proposta de facilitar o momento de ingresso dos docentes”, avalia.
Próximas ações em 2026
Para 2026, estão previstas as outras cinco oficinas que compõem o ciclo do projeto, tanto em Guarapuava quanto em Irati. As próximas agendas serão coordenadas pelas demais pró-reitorias e coordenadorias envolvidas, conforme a temática de cada encontro.
Robson ressalta que conhecer a instituição e suas oportunidades é de extrema importância para que o professor aproveite ao máximo as diferentes frentes de atuação da carreira docente. “O projeto busca justamente levar esse conhecimento, mostrando o que é a universidade a partir do olhar de cada unidade. Isso permite que o professor se situe e atue de forma a otimizar seu potencial”.
Ele destaca ainda que a iniciativa vem para reforçar o compromisso da Unicentro com seus servidores. Embora o projeto Integração seja direcionado aos docentes, ações semelhantes também são desenvolvidas para os agentes universitários. “Queremos criar facilidades, explicar sobre a carreira, responsabilidades, direitos e deveres. É uma forma de acolher e demonstrar as oportunidades que a universidade oferece em ambas as carreiras”, finaliza.
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

