Unicentro recebe o Capacita+ Google, programa que promove o conhecimento em Inteligência Artificial

Unicentro recebe o Capacita+ Google, programa que promove o conhecimento em Inteligência Artificial

Resumo

Capacitação reuniu estudantes, agente e professores no último sábado (6)

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi sede do evento Capacita+ Google: Aprenda IA com Google Cloud, um dia de capacitação que reuniu estudantes, professores e agentes universitários, no Auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz. A iniciativa, realizada em parceria com a Google Cloud, tem por objetivo levar o conhecimento sobre Inteligência Artificial (IA) para a comunidade acadêmica.

A realização do evento na Unicentro foi resultado de uma parceria já estabelecida com a Google Cloud. Segundo Bárbara Canalli, agente universitária e representante da parceria na universidade, o convite para sediar o Capacita+ Google veio em função do ótimo relacionamento entre a universidade e a Google. “A Unicentro passou por uma seleção e foi a instituição escolhida na cidade, e uma das três no Paraná, para receber o evento”, conta.

Para o reitor Fábio Hernandes, essa parceria é fundamental para o desenvolvimento da comunidade acadêmica. “Essas ações podem abrir novos horizontes para os nossos estudantes, inclusive ajudá-los com colocações no mercado de trabalho, porque eles têm uma capacitação a mais”.

Bárbara também destacou a importância da iniciativa para estudantes e profissionais. “A inteligência artificial tá aí para tudo. Então, oportunizar isso para os nossos alunos de forma gratuita, vindo da Google, é algo que faz muita diferença na nossa formação, tanto como funcionários, professores e discentes”, complementa.

Evento pensado para aproximar a IA do público

A formação foi conduzida por Camila Schwarzer, representante da Amplifica, parceira do Google na execução do evento. Ela explicou que a ação integra um esforço maior da empresa para ampliar o acesso à inteligência artificial. “Esse ano tem várias ações sendo realizadas com o objetivo de levar o Gemini para mais perto das pessoas. Nós já realizamos alguns eventos com empreendedores, estudantes da educação básica, professores e agora viemos para a universidade”, afirma.

Segundo Camila, o Capacita+ envolveu uma abertura especial preparada pelo Google Cloud e uma sequência de atividades teóricas e práticas. Além da vivência no auditório, os participantes receberam acesso gratuito à trilha completa de formação em IA no Google Cloud Skills Boost. “É um curso gratuito e ele tem cinco ou seis módulos que você vai ganhando alguns badges ao longo dele. No final, todos recebem o link e o QR Code para poder se inscrever nesse curso e quem quiser também tirar a certificação de líder em IA, tem uma prova final”, detalha Camila.

Para ela, trazer a ação para universidades públicas é essencial. “A universidade é o coração de todos os segmentos. O Google tem uma preocupação muito grande com a ética e a segurança. Trazer esse conhecimento, mostrar como o Google tem a transparência nesse trabalho, é muito importante”.

Entre os inscritos estava o estudante Rafael Ribeiro, do curso de Ciência da Computação. Para ele, o evento ajudou a aproximar o conhecimento técnico da prática profissional. “A gente sabe a base técnica da IA em geral, mas colocar isso em prática, como utilizar isso fora da faculdade, no nosso dia a dia mesmo, é extremamente legal”, avalia.


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


 

Deixe um comentário