
Passagem da Lâmpada marca encerramento da Semana de Enfermagem na Unicentro
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) encerrou nesta quinta-feira (4), no Câmpus Cedeteg, a XXIII Semana de Integração de Enfermagem, o XIX Seminário de Pesquisa e o XVII Seminário de Extensão. O evento, organizado pelo Departamento de Enfermagem e pelo Núcleo de Estudos em Violência Urbana e Saúde (Nevu), teve como tema “Violência e gênero: saberes, práticas e cuidado de Enfermagem” e promoveu debates técnico-científicos entre profissionais, acadêmicos, docentes, pesquisadores e comunidade. Para fechar a programação, foi realizada a tradicional cerimônia da Passagem da Lâmpada, um dos momentos mais simbólicos para os estudantes do curso.
A cerimônia remete à história de Florence Nightingale, referência mundial da enfermagem, conhecida por levar uma lamparina enquanto cuidava de seus pacientes, muitos deles soldados feridos, realizando rondas noturnas. A lâmpada tornou-se símbolo da profissão, representando luz, cuidado e conforto em meio à escuridão e ao sofrimento. O gesto da passagem simboliza a luz do conhecimento e do cuidado, que é transmitida aos novos enfermeiros durante o rito. Na Unicentro, a cerimônia representa não apenas a conclusão do ciclo acadêmico, mas também a responsabilidade de levar adiante os valores da profissão, promovendo atenção, dedicação e humanização no cuidado.
A coordenadora do evento, professora Maria Lúcia Raimondo, destacou que este é “um momento especial, de comemoração conjunta, em que professores dão o último abraço dentro da universidade e desejam boa sorte aos alunos”. Ela explicou que os formandos, que defenderam seus trabalhos de conclusão de curso pela manhã, recebem oficialmente a luz dos docentes e a repassam à turma seguinte, que permanece como guardiã até o próximo ano. Segundo ela, a cerimônia representa o fechamento da formação, “quando a universidade envia os novos profissionais ao mundo, para que desenvolvam o cuidado com a comunidade por onde estiverem”, frisou a docente.
Entre os estudantes, o clima era de emoção e expectativa. “Estou muito feliz e grata por ter chegado até aqui. Esse é um momento muito especial. Acho que todo mundo está com aquele friozinho na barriga por estar encerrando o quarto ano, e encerrando muito bem”, contou a aluna do 4º ano, Aline Lau Rodrigues. Ela também falou sobre as expectativas para o próximo ciclo, de internato. “Quero me qualificar e identificar o que realmente desejo para minha vida profissional. Espero muito sucesso, paz e prosperidade nesse quinto ano que vem”, relatou.
Já o formando Éryson Gabriel Smutek Volaniuk, do 5º ano, destacou que “agora é a passagem de uma jornada, em que deixamos nossa luz na universidade e começamos a caminhada como enfermeiros”. Ele também ressaltou o apoio da turma ao longo do curso, lembrando que “em todos os momentos a gente se abraçou e nunca ninguém soltou a mão de ninguém”.
Éryson contou ainda que suas expectativas agora estão voltadas para ingressar em uma residência. “Me identifiquei muito com a área de urgência e emergência. Morei no interior e via situações graves em que, pela falta de transporte, algumas pessoas não sobreviviam. Isso sempre me sensibilizou. Na faculdade, meus estágios na UTI confirmaram esse sentimento, foi onde mais me encontrei e me senti realmente importante dentro da equipe”, contou.
Confira as fotos da Passagem da Lâmpada no Banco de Imagens da Unicentro
Por Poliana Kovalyk
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.






