
Câmara de Guarapuava homenageia personalidades em sessão solene
A Câmara Municipal de Guarapuava celebrou nesta quinta-feira (4), o aniversário de 206 anos do município, comemorado no dia 9 de dezembro, com a entrega de 26 honrarias a personalidades que contribuem para o desenvolvimento local. Entre os homenageados, o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fábio Hernandes, recebeu o título de Cidadão Honorário em reconhecimento à sua atuação acadêmica e à aproximação da universidade com a comunidade. “Eu acredito sim, que esse título é em virtude da nossa universidade, do nosso trabalho coletivo na Universidade Estadual do Centro-Oeste, que tem recebido esse reconhecimento de toda a comunidade, a nossa região. Por isso, ao receber esse título, eu compartilho com toda a comunidade universitária”, celebrou o reitor.
“Receber um título junto com o aniversário da nossa cidade é uma honra, mas principalmente um compromisso. O compromisso de continuar enquanto gestor, levando nossa universidade sempre junto à comunidade”, disse.
A honraria foi proposta pela vereadora Professora Bia e coloca em foco a trajetória acadêmica e administrativa do professor Fábio. Natural de Monte Alto (SP), o docente é graduado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp); mestre pela Universidade de São Paulo (USP); e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio na Universidade de Granada, na Espanha. Desde 1999, integra o corpo docente da Unicentro, atuando como diretor do Setor de Ciências Exatas e Tecnologia e do Câmpus Cedeteg. Em 2019, foi eleito reitor e reconduzido em 2024. “O professor Fábio vem fazendo um excelente trabalho dentro da Unicentro. Ele é um cidadão que tem que ser reconhecido pela população de Guarapuava”, ressaltou a professora Bia.
A professora Maria Lúcia Raimondo, do Departamento de Enfermagem, também foi uma das homenageadas da noite. Ela também recebeu o título de Cidadã Honorária.
“Representa o trabalho que a gente desenvolve, mas sobretudo representa estar aqui em nome de todas as mulheres de Guarapuava, todas as mulheres que lutam pela igualdade de gênero e pelo fim da violência”, avaliou a professora.
A professora Maria Lúcia Raimondo atua na Unicentro desde 2001 e é pioneira em pesquisas sobre violência de gênero em Guarapuava. Além de liderar o Núcleo de Estudos de Violência Urbana e Saúde (Nevu), a docente também integra conselhos estaduais e municipais dedicados à defesa dos direitos das mulheres.
O título foi proposto pela vereadora Cris Wainer. que destacou o compromisso da homenageada com a pauta das mulheres. “A professora Malu representa tudo aquilo que o nosso mandato acredita: uma mulher feminista, defensora das causas das mulheres, que tem relevância principalmente no combate e no atendimento à violência contra as mulheres”, disse.
Autoridades – A solenidade contou com uma mesa de honra composta pela deputada Cristina Silvestri; o deputado Artagão Júnior; o juiz Bernardo Fazollo; e o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia.
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.





