Unicentro marca presença em simpósios estaduais sobre manejo de animais em desastres e saúde

Unicentro marca presença em simpósios estaduais sobre manejo de animais em desastres e saúde

O coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres da Unicentro (Cetras), professor Rodrigo Martins de Souza, está representando a universidade no 2° Simpósio sobre Manejo de Animais em Desastres e no 8° Simpósio de Saúde Única. Os eventos são promovidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), por meio da Comissão Estadual de Gestão de Riscos de Animais em Desastres, da Comissão Estadual de Saúde Única e da Comissão Estadual de Animais Selvagens, em parceria com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Os simpósios, que acontecem simultaneamente, começaram na última terça-feira (2) e seguem até esta quinta-feira, no auditório do Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Os simpósios seguem até esta quinta-feira, em Curitiba.

A programação aborda estratégias de atendimento e proteção aos animais em situações emergenciais, além de fortalecer a integração entre instituições de pesquisa, órgãos de proteção ambiental, entidades profissionais e equipes de resposta a desastres. O evento busca promover a discussão de respostas integradas a desastres que envolvem animais domésticos, de produção e fauna silvestre, fortalecendo os protocolos estaduais e aprimorando a atuação conjunta entre diferentes instituições.

Rodrigo destaca que a participação do Cetras é estratégica, tendo em vista o trabalho de excelência realizado pelo centro ao longo dos anos. “O centro é referência regional no resgate, triagem, reabilitação e destinação de fauna silvestre, atuando diretamente em eventos extremos recentes no Paraná. Estar presente nesse simpósio fortalece a integração à Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres e às ações coordenadas entre Defesa Civil, CRMV-PR e órgãos ambientais, contribuindo para a construção de protocolos oficiais, capacitação de equipes e consolidação de fluxos de atendimento à fauna em cenários de desastres, alinhando a universidade às principais políticas públicas de proteção animal e saúde única do estado”, disse o docente.

O coordenador do Cetras relata ainda que outros temas abordados no encontro englobam o atendimento a incidentes envolvendo produtos perigosos, derramamentos de petróleo e seus efeitos sobre pessoas, fauna e ecossistemas. Também foram discutidas a legislação e as normas aplicadas às ações de resposta à fauna afetada, especialmente animais atingidos por óleo, a construção de abrigos e o manejo sanitário de animais domésticos e de produção em situações de desastre. Além disso, foram apresentados protocolos específicos para o manejo de animais silvestres, desde o resgate técnico até sua destinação final.

“As discussões são extremamente pertinentes, pois envolvem a saúde humana, animal e ambiental, abrangendo as etapas de preparação, mitigação, treinamento e enfrentamento de crises. Todo trabalho é realizado sob a orientação da Defesa Civil, que assume o comando em situações dessa natureza”, complementa Rodrigo.

 

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário