Unicentro celebra talentos na abertura da Mostra de Oficinas Culturais 2025

Unicentro celebra talentos na abertura da Mostra de Oficinas Culturais 2025

Na noite da última terça-feira (2), o auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz, foi palco da abertura da Mostra de Oficinas Culturais da Unicentro 2025 (MOC). O evento, promovido pela Diretoria de Cultura, vinculada a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, celebra e apresenta ao público os resultados das oficinas artísticas realizadas ao longo do ano pela universidade.

Voltada à comunidade acadêmica e externa, a MOC oferece vivências em diversas expressões culturais, como música, dança, pintura, teatro, canto e desenho. As apresentações estimulam o desenvolvimento das habilidades artísticas dos participantes, além de proporcionar novas experiências e o fortalecimento do vínculo com a arte.

Para a diretora de Cultura da Unicentro, Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, o evento é um momento de celebração e reconhecimento artístico, pois o acesso à cultura também é uma das responsabilidades da universidade. “A Unicentro tem esse compromisso de trazer a comunidade para perto. Hoje, estamos abrindo as portas do auditório para celebrar o encerramento das atividades, mas, ao longo de todo o ano, a universidade se mantém aberta à comunidade. Garantimos o acesso à pintura, ao desenho, à arte de forma ampla, algo que muitas pessoas nem sempre têm oportunidade de vivenciar. E esse acesso acontece tanto no fazer artístico quanto no apreciar as apresentações”.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucélia de Souza, explica que a mostra representa uma oportunidade muito significativa para os participantes, que podem apresentar ao público tudo o que desenvolveram e aprenderam ao longo das oficinas. “É um momento importante para a comunidade interna e em geral, que é convidada a prestigiar as apresentações, interagir com as produções culturais e conhecer de perto o nosso trabalho. Assim, reforçamos o incentivo para que mais pessoas se aproximem da universidade e passem a participar ativamente das oficinas e ações culturais oferecidas”, completou. 

A primeira noite da mostra contou com as performances do programa Unimusica, com os corais Unicanto e Cant’Unati, e das oficinas musicais. A programação segue até a próxima quinta-feira (4), com cada dia dedicado a uma linguagem artística diferente, incluindo música, teatro, dança e artes visuais.

Amanda Wartchow começou a participar do Coral Unicanto neste ano, ela explica que a atividade, hoje em dia, se tornou indispensável para sua rotina e bem-estar. “Sempre tive uma grande paixão pela música ao longo de toda a minha vida, mas, muitas vezes, a via como algo distante e inacessível, seja pela questão financeira, seja pela falta de instituições que oferecessem esse tipo de formação, como aulas e práticas musicais”, conta. “Quando cheguei à Unicentro e descobri a existência do coral da universidade, tudo mudou. Passei a esperar ansiosamente pelos encontros, pela oportunidade de cantar, de aprender e de conviver com outras pessoas que também são movidas pela música. E o melhor: tudo isso é oferecido gratuitamente, como um recurso da própria universidade”, finalizou. 

Confira as fotos do primeiro dia do evento no Banco de Imagens da Unicentro. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no perfil do Instagram da Diretoria de Cultura.

 

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário