
Egresso da Unicentro vence prêmio paranaense na categoria Inventor Independente
Resumo
Ferramenta, criada por premiado que também é docente da universidade, reúne protocolos, escalas clínicas e orientações para apoiar a prática profissional de enfermeiros
O enfermeiro Cristiano Walter de Farias, docente colaborador e egresso da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), foi o vencedor do 38º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, na categoria Inventor Independente, premiação que reconhece iniciativas inovadoras que geram impacto social e tecnológico no estado. O primeiro lugar foi anunciado durante cerimônia ocorrida em Curitiba, na última sexta-feira (28), e veio graças ao aplicativo Enfermeiro de Bolso, desenvolvido durante seu mestrado em Nanociências e Biociências, da Unicentro, sob orientação do professor Ricardo Y. Miyahara.

Premiação ocorreu na última sexta-feira (28), em Curitiba
Cristiano explica que o aplicativo funciona como um guia rápido de condutas baseado em evidências, pensado para apoiar a atuação de enfermeiros e estudantes de enfermagem em diferentes contextos clínicos. “O Enfermeiro de Bolso orienta a tomada de decisão profissional com práticas atualizadas e confiáveis”, descreve. A ferramenta reúne calculadoras e escalas clínicas, valores de referência laboratoriais, guias para procedimentos de enfermagem e outras funcionalidades úteis no cotidiano assistencial. Totalmente gratuito e disponível para Android, o app ultrapassa 40 mil usuários ativos e já acumula mais de 350 mil downloads em todo o Brasil.
A trajetória do aplicativo começou ainda na graduação. Formado em Enfermagem pela Unicentro em 2021, Cristiano desenvolveu o primeiro protótipo do app em seu trabalho de conclusão de curso. “Comecei como um hobby para estudar programação, mas acabou ganhando forma e se tornando um trabalho de pesquisa”, relembra. No mestrado, evoluiu para uma versão mais completa. “Todo o desenvolvimento fiz sozinho, desde o código de programação até o material textual e visual. O app é pensado de enfermeiro para enfermeiro”, pontua.
Para o docente, receber o principal prêmio estadual na área de tecnologia é prova da importância da ciência produzida no interior do Paraná. “Com isso, sigo com mais convicção no ramo da pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico, conhecimentos que aplico também como docente colaborador no Departamento de Enfermagem da Unicentro”, destaca.
Mesmo premiado na categoria independente, Cristiano ressalta que o reconhecimento também pertence à universidade. “Eu represento o município de Guarapuava e levo comigo o nome da Unicentro. Sem o suporte da universidade, jamais teria chegado até aqui”, finaliza.
Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia
O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia reconhece iniciativas que impulsionam a pesquisa, a inovação e a extensão no estado, valorizando profissionais e jovens talentos de diversas instituições e também inventores independentes. A edição de 2025 contemplou projetos nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra, divididos em cinco categorias: Pesquisador, Pesquisador-Extensionista, Estudante de Graduação, Inventor Independente e Jornalismo Científico.

App reúne protocolos, escalas clínicas e orientações para apoiar a prática profissional de enfermeiros
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.