
Feira Agroecológica da Unicentro celebra 16 anos com programação especial
Na manhã de quinta-feira (27), a Feira Agroecológica da Unicentro comemorou seus 16 anos de existência, reafirmando seu papel como um importante espaço de promoção da agricultura familiar sustentável. Presente nos câmpus Cedeteg, Santa Cruz e de Irati da Unicentro, o projeto tem se consolidado como um ponto de encontro entre produtores, comunidade acadêmica e a população local. Ao longo dos anos, a feirinha tornou-se referência na comercialização de produtos orgânicos, artesanatos, doces, salgados e uma variedade de itens produzidos de forma responsável e saudável.
O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou a importância da feira para a comunidade acadêmica e para os feirantes. “Para nós, é um orgulho e uma grande satisfação participar dos 16 anos da feira. Desejamos que ela continue por muitos e muitos anos, pois é um espaço onde as pessoas se encontram, compartilham experiências e onde muitos conseguem um importante apoio financeiro para o seu dia a dia por meio da comercialização de seus produtos”, celebrou.
O coordenador da Incubadora Social da Unicentro, Anderson Roik, evidenciou a relevância social e comunitária do evento, destacando as principais características do projeto. “Todos os feirantes estão alinhados com a proposta e com as bandeiras que defendemos na feira: a agroecologia, a economia popular e solidária, a soberania e a segurança alimentar e nutricional, a educação popular e a cidadania territorial. São esses valores e princípios que orientam o nosso projeto dentro da universidade”, declarou o agente universitário. Anderson conta, ainda, que o motivo de celebrar os 16 anos da Feira Agroecológica está ligado com a adesão de 14 novos feirantes, “esses produtores passaram por um edital público de seleção para participar do projeto conosco e poder comercializar seus produtos aqui na feira”, completou.
A nova feirante do projeto, Leyciane dos Santos Mendes, destacou a alegria e a expectativa em fazer parte da Feira Agroecológica, ressaltando a importância desse espaço para quem produz e comercializa. “Para mim, é uma grande oportunidade estar aqui, porque não tenho loja física e vendo principalmente pela internet. Por isso, participar de feiras é sempre muito positivo. E a feira da Unicentro tem um valor sentimental especial, porque minha mãe participou das primeiras edições e, desde então, eu e ela trabalhamos juntas nas feirinhas da cidade”, afirmou a artesã.
Para celebrar sua trajetória, a edição especial contou não apenas com as tradicionais barraquinhas, mas também com a presença de diferentes setores e programas parceiros. A comemoração também reuniu um espaço da Pró-Reitoria de Apoio ao Estudante (Proae), representantes do Programa Paraná Mais Orgânico, além de iniciativas voltadas à homeopatia e à agroecologia. A edição festiva contou ainda com o apoio da cooperativa Cresol, reafirmando a importância das parcerias institucionais para o fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária.
Na quinta-feira, também teve início no câmpus a Campanha de Natal da Unicentro, que mobiliza toda a comunidade acadêmica. Serão presenteadas crianças de famílias dos funcionários que atuam na manutenção, serviços gerais e limpeza do Câmpus Cedeteg. No Câmpus Santa Cruz, o lançamento ocorre nesta sexta-feira (28), incluindo também ação de arrecadação para famílias atingidas pelo tornado no Assentamento Nova Geração, em Guarapuava. Em Irati, a campanha foi lançada na última terça-feira e conta com a colaboração do Programa de Responsabilidade Social, do curso de Administração.
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


