Ações do Novembro Azul movimentam os câmpus da Unicentro em Guarapuava

Ações do Novembro Azul movimentam os câmpus da Unicentro em Guarapuava

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu, na quinta-feira (27), no Câmpus Cedeteg, uma manhã dedicada à conscientização e promoção da saúde masculina em alusão à campanha Novembro Azul.

As atividades começaram com uma palestra informativa sobre prevenção e qualidade de vida ministrada pela enfermeira oncológica e coordenadora de enfermagem do Câncer Center São Vicente, Karine Brito. A manhã seguiu com uma corrida que mobilizou estudantes e servidores dos câmpus Cedeteg e Santa Cruz. Além das ações da campanha, a programação também celebrou outras iniciativas importantes da instituição: o lançamento da Campanha de Natal 2025 da Unicentro e o aniversário de 16 anos da Feira Agroecológica.

A mobilização ocorre em um cenário nacional que exige atenção redobrada: o Brasil registrou cerca de 72 mil novos casos de câncer de próstata por ano, no triênio 2023–2025, com a doença tirando a vida de um homem a cada 38 minutos. Quando diagnosticado precocemente, no entanto, as chances de cura chegam a 90%. No total, o país deve registrar 704 mil novos casos de câncer no período, sendo os de maior incidência pele não melanoma (31,5%), mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (5,4%) e estômago (3,1%).

A coordenadora de Promoção à Saúde da Unicentro, professora Marília Daniella Machado Araújo, destacou que a proposta deste ano foi ampliar o debate sobre a saúde do homem. “O Novembro Azul é um mês em alusão à saúde do homem, especialmente centrado no câncer de próstata. Mas, dentro da instituição, quisemos ir além da conscientização sobre riscos e prevenção. Trabalhamos também a promoção da saúde, que é a pauta da coordenadoria da qual sou responsável”. A ideia de incluir uma corrida na programação surgiu como forma de envolver a comunidade em práticas mais ativas e saudáveis. “Pensamos em uma ação que movimentasse todos. Em equipe, surgiu a ideia da corrida, e todos abraçaram prontamente. Queríamos estimular hábitos de vida saudáveis que influenciam positivamente na prevenção de doenças como o câncer”.

Marília reforçou que a expectativa é transformar a corrida em tradição. “A intenção é que o evento seja anual. É um momento de lazer, integração, de sair da rotina. O tempo colaborou e estamos muito animados”, acrescentou a docente.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, acompanhou a atividade e ressaltou a responsabilidade social da instituição ao promover campanhas de conscientização. “A Unicentro já há algum tempo participa das campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Como instituição de ensino que atua também na área da saúde, precisamos conscientizar nossa população sobre a importância da prevenção”. Ele lembrou que o diagnóstico precoce salva vidas. “Um tratamento iniciado em estágio inicial faz toda a diferença. As campanhas da Unicentro cumprem esse papel: informam, mostram a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde. Agradeço a todos os envolvidos por essas campanhas que salvam vidas”.

Entre os participantes da corrida esteve o secretário do Departamento de Agronomia, Paulo Cesar Kulak, que viu no evento uma oportunidade de retomar a prática esportiva. “Eu já praticava mais esportes, mas estava parado há algum tempo. Como era uma corrida curta, acabei me interessando. Foi bom reativar a musculatura e desenvolver o ritmo da corrida”. Para ele, a integração comunitária é um diferencial do evento. “No trabalho, a gente acaba convivendo só com quem está no nosso setor. Por isso, essa interação se torna ainda mais importante”, avaliou.

O servidor Rodrigo dos Santos, que atua na direção de câmpus do Santa Cruz, também participou e destacou que o esporte, aliado ao caráter social da campanha, torna a ação ainda mais significativa. Ele ainda comentou sobre as condições favoráveis do Cedeteg para a prática. “Já corri outras vezes aqui. É um lugar ótimo: calmo, sem o trânsito da cidade. A variação de nível ajuda no preparo físico”, comentou o atleta.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro

Por Poliana Kovalyk


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário