Unicentro e Hospital Regional do Centro-Oeste promovem I Fórum interdisciplinar para integrar acadêmicos da saúde

Unicentro e Hospital Regional do Centro-Oeste promovem I Fórum interdisciplinar para integrar acadêmicos da saúde

Resumo

Encontro foca na interdisciplinaridade e no cuidado integral ao paciente, marcando o primeiro ano de atividades do Hospital Escola

Com o objetivo de fortalecer a formação acadêmica e otimizar o atendimento ao paciente, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Hospital Regional do Centro-Oeste (HRCO) realizaram o I Fórum Interdisciplinar Acadêmico Unicentro/HRCO. O evento reuniu professores e alunos dos cursos da saúde da Unicentro, além de profissionais do hospital, nesta terça-feira (18).

A Professora Kelly Holanda Prezotto Araújo, do curso de Medicina e responsável pela organização, explicou que o Fórum foi criado para integrar os cursos e alunos com foco na multidisciplinaridade para um melhor atendimento ao paciente. Segundo ela, trabalhar a interdisciplinaridade desde a formação permite que cada aluno compreenda a importância da outra profissão e realize um cuidado integral , pois “cuidar de uma vida é algo bem complexo”.

O encontro foi baseado em uma atividade com metodologia ativa e discussão, estimulando o debate entre alunos, professores e profissionais do hospital. Aloane Alves de Oliveira, do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional do Centro-Oeste, destacou a importância do Fórum como um momento de troca de ideias e avaliação do primeiro ano ativo da Unicentro no hospital. “A parceria com a Unicentro é um apoio fundamental para o Hospital Regional em todos os aspectos. Os estagiários vêm com muita garra e vontade de aprender. Nós já temos vários projetos com a Unicentro para o ano que vem”, pontuou.

A Professora Kelly Cristina Michalczyszyn, da Enfermagem, ressaltou que a integração dentro do Hospital Regional favorece a formação dos alunos, oferecendo muito mais prática. “Essa vivência é fundamental, pois os alunos levam consigo questões de gestão e pesquisa para a sua atuação profissional , e podem, inclusive, vir a trabalhar no próprio hospital”.

A aluna Bruna Gaspar, do curso de Enfermagem, participou do Fórum por acreditar que “a interação multidisciplinar é essencial para o cuidado do paciente”. Para ela, o objetivo do encontro era entender o funcionamento de cada articulação por meio das particularidades de cada profissão , o que facilitará saber “quando devemos  acionar a equipe, quando não, quais as melhores condutas que devemos ter”, ressaltou.

Segundo Kelly Holanda, este é o primeiro Fórum de uma série de encontros. A intenção é realizar trabalhos e pesquisas conjuntas para continuar discutindo a importância da interdisciplinaridade. “O Hospital Regional e a Unicentro estão juntos pela formação de excelência dos nossos alunos,” concluiu a professora.

Por Caroline Albertini


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


Deixe um comentário