
Unicentro mobiliza comunidade acadêmica em ações solidárias após tempestade no Centro-Sul do Paraná
Resumo
Universidade atua em várias frentes no apoio aos atingidos em Rio Bonito do Iguaçu e no assentamento Nova Geração
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está mobilizando sua comunidade acadêmica por meio de ações em diversas frentes em prol do município de Rio Bonito do Iguaçu e do assentamento Nova Geração, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Os locais foram atingidos pela forte tempestade da última sexta-feira (7). Além de organizar ações de apoio, a instituição também se tornou ponto de arrecadação de doações em Guarapuava, nos câmpus Santa Cruz e Cedeteg, e também em Irati.
No domingo (9), uma equipe da Pró-Reitoria de Apoio ao Estudante (Proae) foi voluntária em um ponto de distribuição de donativos e no cadastramento de moradores em Rio Bonito do Iguaçu. “Percebemos que muitas pessoas buscavam por materiais de limpeza, inclusive rodos e vassouras. Outra demanda importante é por colchões e materiais de construção”, lembra a pró-reitora de Apoio ao Estudante, Maria Regiane Trincaus. “Também estamos planejando uma ação de atendimento pós-traumático. Acredito que em breve poderemos prestar essa assistência aos moradores”, acrescenta.
Ainda em Rio Bonito, uma equipe de engenheiros civis da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (Direa) já esteve em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). “Juntos, os profissionais realizaram vistorias técnicas nas edificações danificadas e emitiram laudos que orientarão as autoridades municipais na identificação de imóveis que podem ser recuperados e daqueles que apresentam risco à população e necessitam de demolição”, detalha o diretor de Engenharia e Arquitetura da Unicentro, Luis Carlos Ratuchne. Ainda nessa linha, a Unicentro deve apoiar a recuperação emergencial das estruturas públicas afetadas por meio do Escritório de Engenharia e Arquitetura (Projetek), em parceria com a coordenação estadual. Por meio do programa, serão elaborados projetos e orçamentos que subsidiarão obras de reforma e reconstrução de prédios públicos essenciais ao atendimento da população do município.
No assentamento Nova Geração, localizado no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, professores e estudantes voluntários do Departamento de Medicina Veterinária prestaram atendimento aos animais que precisavam de cuidados. De acordo com o professor Rodrigo de Souza, os animais de produção que sobreviveram e apresentavam ferimentos mais leves receberam suporte da equipe. A ação contou ainda com o apoio da Sociedade de Proteção dos Animais de Guarapuava (Spag), responsável pela distribuição de rações. Além disso, foi feita uma solicitação à Defesa Civil para a doação de rações destinadas a gatos, cachorros, suínos, equinos, bovinos e ovinos. Como muitos produtores perderam a qualidade do pasto e estoques de ração e feno, o professor reforçou a importância das doações. As ações nessa frente têm a coordenação dos professores Rodrigo de Souza, Adriano Carrasco e Carla Moya e contam com a participação de residentes do Programa de Residência em Saúde Única e Medicina Veterinária da Unicentro. “Também tornamos a Clínica Escola de Medicina Veterinária e o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres da Unicentro um ponto de arrecadação em geral, mas principalmente as rações”, destaca o professor Rodrigo. “Outra ação importante da Veterinária também vai ser a pedido da Defesa Civil. Eles vão mandar 300 doses de vacina antirrábica. A maior parte vai para Rio Bonito do Iguaçu e a veterinária da Unicentro, além dos residentes de Saúde Única, vão liderar essa atividade. Vamos fazer a campanha aqui também no assentamento Nova Geração. Daremos todo o acompanhamento, conforme a demanda da comunidade, no protocolo de imunização antirrábica dos animais”, acrescenta.
Além dessas, outras ações também estão sendo articuladas por diferentes setores da universidade, como o apoio de cursos e projetos de extensão, e a mobilização de equipes para o transporte das doações até a Defesa Civil de Guarapuava e Irati. O vice-reitor da Unicentro, Ademir Juracy Fanfa Ribas, destacou que a Universidade está atuando em sintonia com as orientações da Defesa Civil e demais órgãos de apoio. “Reforçamos que todas as doações são bem-vindas. Contudo, neste momento, estamos pedindo apoio para doações específicas, de produtos de higiene e limpeza, inclusive vassouras e rodos, colchões, cobertores e embalagens reforçadas”, destacou.
O reitor Fábio Hernandes ressaltou que a universidade “está atuando com todos os nossos profissionais, com a nossa comunidade acadêmica à disposição para atender as comunidades afetadas”, disse. “Pedimos que todos os nossos professores, agentes e estudantes que se sentirem tocados para apoiar as ações, se unam a essa ação solidária. Afinal, este é o papel da universidade pública: estar junto à comunidade em todos os momentos”, finaliza.
O que doar:
- Cobertores
- Material de Limpeza
- Itens de Higiene
- Colchões
- Embalagens de 50 kg (para transportar as doações)
Onde doar:
Câmpus Santa Cruz: Hall de Entrada
Câmpus Cedeteg: Hall da Direção de Câmpus
Câmpus Irati: Protocolo
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.
