
Encerramento do 34º EAIC destaca protagonismo estudantil com entrega de menções honrosas
Resumo
Novidade neste ano, o evento ocorreu de forma simultânea em Guarapuava e Irati
O 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) encerrou nesta sexta-feira (7) com a entrega das menções honrosas aos destaques desta edição. Durante os quatro dias de evento, realizados nos câmpus universitários e avançados da instituição, alunos e professores compartilharam os resultados das pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento ao longo do último ano. Novidade desta edição, neste ano o encerramento ocorreu de forma simultânea nos câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, e de Irati.

Ariane Pereira e seu orientando, João Rafael, vencedor do 1º lugar na área de Ciências Sociais Aplicadas
Além do EAIC, também foram realizadas a 13ª edição do EAIC-JR, 5º Encontro de Iniciação Científica Internacional (EAICI) e 3º Encontro de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI).
Segundo a diretora de Pesquisa da Unicentro, professora Sandra Mara Guse Scós Venske, o evento superou as expectativas. “Foram quase 850 trabalhos apresentados e cerca de três mil estudantes e participantes inscritos. Tivemos apresentações em todos os campi e o encerramento acontecendo ao mesmo tempo em Guarapuava e Irati. Isso mostra a unidade da Unicentro e garante que cada aluno possa receber sua menção honrosa em cerimônia própria”, destacou.

Vanessa e Isabelly durante a premiação do EAIC-JR
Ela explicou que os trabalhos premiados passam por uma avaliação criteriosa, feita por avaliadores externos à instituição. “Os estudantes trabalham por 12 meses, submetem seus relatórios e resumos, e os orientadores indicam os melhores projetos. Esses resumos são avaliados por professores de fora da universidade, que pontuam conforme critérios de qualidade e clareza. É um reconhecimento para os premiados e também um incentivo para que outros alunos busquem aprimorar suas pesquisas nos próximos ciclos”, explicou Sandra, agradecendo o empenho das equipes da Propesp e da Diretoria de Pesquisa.
Entre os destaques da edição, está o trabalho das estudantes Vanessa Erothides Zarocinski e Isabelly Mikitczin, do Colégio Florestal de Irati, orientadas pelo professor Fabrício William de Ávila, do curso de Agronomia. Elas conquistaram o primeiro lugar no EAIC-JR de Irati com um projeto sobre o cultivo de erva-mate.
O professor Fabrício ressaltou a importância da parceria entre universidade e colégios técnicos. “É uma oportunidade para os alunos conhecerem o que é pesquisa ainda no ensino médio. Eles aprendem sobre coleta e análise de dados, escrita científica e apresentam resultados. Quando chegam à graduação, já trazem uma bagagem que faz toda a diferença”, avaliou.
Para Vanessa e Isabelly, o que fez toda a diferença na trajetória da pesquisa foi o aprendizado prático. “Foi bem divertido e a gente aprendeu muitas coisas novas. Realizamos todas as etapas no colégio — adubação, poda, medições e coleta de dados. A pesquisa ajuda muito, porque a gente já vai chegar à graduação com uma base boa e novas experiências”, afirmaram as estudantes.
Na área de Engenharias, o segundo lugar ficou com o estudante de Ciência da Computação, Lucas Machado Cogrossi, que desenvolveu um projeto sobre redes neurais artificiais. “Essa menção representa um ano inteiro de estudos extras. É fruto de muito trabalho. Estou muito feliz e já estou inscrito em uma nova iniciação científica, quem sabe até siga carreira acadêmica”, contou o aluno.

O trabalho de Lucas estudou redes neurais
O orientador dele, professor Josiel Neumann Kuk, destacou o empenho do estudante e o papel do EAIC como estímulo à pesquisa. “O Lucas trabalhou com tecnologias atuais, como redes neurais e programação paralela. Eventos como o EAIC são fundamentais porque ensinam o aluno a buscar informação, implementar soluções e apresentar resultados de forma científica”, disse.
Na área de Ciências Sociais Aplicadas, o primeiro lugar foi conquistado pelo aluno de Jornalismo, João Rafael Rosseti, que desenvolveu um estudo sobre cultura pop. “Foi minha segunda iniciação científica e eu não esperava ganhar. Quando vi meu nome em primeiro lugar, demorei para acreditar. Estou muito feliz e realizado. Pesquisar é a parte mais legal da universidade”, contou o estudante, que encerra o curso neste ano.
A orientadora, professora Ariane Pereira, destacou o amadurecimento acadêmico proporcionado pela iniciação científica. “O Rafael fez duas ICs, e o crescimento dele foi evidente. Hoje, ele já é um pesquisador. Esse tipo de reconhecimento é importante porque valoriza o esforço de quem pesquisa e também estimula que outros alunos queiram participar”, observou.
Com o encerramento desta edição, a expectativa da Diretoria de Pesquisa é de que o próximo ciclo amplie ainda mais o número de projetos e o envolvimento da comunidade acadêmica. “A menção honrosa é uma forma de reconhecer o mérito dos estudantes e de incentivar que mais pessoas trilhem o caminho da pesquisa”, concluiu a professora Sandra.
Confira a listagem completa dos ganhadores
Por Caroline Albertini com colaboração de Amanda Pieta
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