Semana Acadêmica de Educação Física chega à 11ª edição na Unicentro

Semana Acadêmica de Educação Física chega à 11ª edição na Unicentro

Programação integra atividades nas áreas de educação, saúde e esporte.

Teve início nesta segunda-feira (3) a 11ª Semana Acadêmica de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O evento reúne estudantes, professores e profissionais da área em uma programação que inclui palestras, oficinas, apresentações de trabalhos científicos e o tradicional Festival de Dança e Ginástica (Fedagin).

A docente do Departamento de Educação Física e integrante da comissão organizadora, Eliane Araújo, explica que a construção da programação, voltada à integração entre educação, saúde e esporte, levou em conta o interesse dos próprios estudantes. “Teremos o Fedagin, uma oficina em parceria com o Conselho Regional sobre jogos de oposição e jogos de invasão. Além disso, durante o evento, acontecem apresentações de TCC e atividades de iniciação científica. É uma semana completa, de muito aprendizado e troca de experiências”, detalha.

A abertura oficial contou com uma palestra da Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes (Proae), com as professoras Dafne Breda e Ligiane Poruczenyski, sobre o tema “Construindo uma universidade para todos: diálogos sobre diversidade e inclusão no contexto acadêmico”, além da I Mostra do Pibid/Educação Física.

O diretor-geral do Câmpus Cedeteg, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, ressaltou o papel das semanas acadêmicas na formação profissional. “Todo evento técnico-científico é de grande importância para os alunos. Eles permitem atualização, contato com o que há de novo na profissão e aproximação com os profissionais do mercado. O curso de Educação Física tem feito isso com maestria, sempre em parceria com o Conselho Regional e também com a Proae, que traz reflexões sobre o desenvolvimento humano”, afirmou.

Para o chefe do Departamento de Educação Física, professor Deoclecio Rocco Gruppi, a Semana Acadêmica se consolidou como um espaço de integração e de construção de conhecimento. “A Semana tem sempre como objetivo a união e a confraternização, mas também o estímulo à reflexão sobre os temas mais atuais da área. São momentos que fomentam a interação entre alunos e professores e fortalecem o curso”, destaca.

Representando os estudantes na cerimônia de abertura, a acadêmica do quarto ano de bacharelado, Gabrieli Javorski, falou sobre a experiência vivida na graduação e o significado de participar de um evento como esse às vésperas da formatura. “Durante meus quatro anos de graduação, participei de estágios e vivências que contribuíram muito para minha formação. Eventos como esse são essenciais para ampliar o aprendizado e a troca entre os alunos, especialmente porque muitas vezes não temos essas oportunidades fora da universidade”, relatou.

 

Por Poliana Kovalyk


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário