
Unicentro integra debates para fortalecimento da formação docente no Paraná
O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Fábio Hernandes, a pró-reitora de Ensino, Karina Worm Beckmann, e a diretora de Ensino, Maria Paula Costa, representam a universidade no Seminário Estadual de Coordenações de Cursos de Graduação do Paraná – Edição Licenciaturas, que começou na quarta-feira (29) e segue até sexta (31), em Foz do Iguaçu.
Promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o encontro dá continuidade a um ciclo de debates estratégicos iniciado no ano passado, que tratou dos cursos de bacharelado e tecnologias. Nesta edição, o foco está voltado às licenciaturas. O evento reúne representantes das sete universidades estaduais e coordenadores dos 159 cursos de licenciatura do Paraná, para discutir caminhos e estratégias que fortaleçam a formação de professores no Estado.
A programação contempla painéis, mesas-redondas e grupos de trabalho que abordam temas como a valorização da carreira docente, a evasão estudantil, a permanência e o acolhimento dos alunos, além de metodologias inovadoras de ensino. Ao final, as discussões resultarão em um plano de ações com propostas concretas para fortalecer os cursos de licenciatura e torná-los mais atrativos e alinhados às demandas da educação contemporânea.
A diretora de Ensino, professora Maria Paula Costa, ressaltou o caráter colaborativo e produtivo da programação. “Os grupos de trabalho estão reunindo professores e chefes de colegiado de todas as universidades para discutir temas importantes, e está sendo muito produtivo”, avaliou.
A pró-reitora de Ensino, professora Karina Worm Beckmann, reforçou a importância da união entre as universidades na busca por soluções. “As licenciaturas vivem hoje um cenário desafiador, com queda na procura em todo o país. Precisamos discutir ações que tornem esses cursos novamente atrativos, reinventando-os para atender às regulamentações e às novas demandas da educação. Reunir as sete universidades é fundamental para partilhar experiências para reverter esse cenário”, afirmou.
O encontro, para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, reforça o papel central das licenciaturas na transformação social. “Agradecemos a todos os professores da Unicentro que estão participando conosco, pensando juntos em tornar nossos cursos mais atrativos e reconhecendo que a transformação da sociedade começa pelo professor”, destacou.

Por Poliana Kovalyk
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.