
Projeto Mulheres que Somam promove 2ª Roda de Conversa com Café
O projeto Mulheres que Somam, que incentiva a presença feminina nas ciências exatas, tecnologia, engenharia e matemática, realizou na quarta-feira (29), a 2ª edição da Roda de Conversa com Café no Câmpus Cedeteg da Unicentro. O encontro teve formato aberto e buscou proporcionar um espaço acolhedor para diálogo e troca de experiências entre alunas, bolsistas e professoras. As ações do projeto visam incentivar a permanência e a valorização das mulheres nas ciências exatas, além de fortalecer a representatividade feminina no ambiente acadêmico e profissional.
De acordo com a coordenadora, professora Taiana Gabriela Moretti Bonadio, do Departamento de Física, a proposta de deixar o tema livre foi uma forma de valorizar a escuta das participantes. “Optamos por uma roda aberta, como na primeira edição, porque dessa forma conseguimos ouvir mais as estudantes do que falar. Na primeira roda, por exemplo, surgiram relatos sobre preconceitos familiares em relação à escolha de cursos de exatas e também histórias de superação, com meninas que são as primeiras da família a ingressar nessas áreas”, contou. Ela destacou ainda que a intenção é tornar os encontros mais frequentes. “Queremos realizar rodas de conversa a cada dois meses em 2026. E, ainda neste ano, teremos outras atividades especiais”, completou.
Para a estudante de Ciência da Computação, Tamilyn Costa, bolsista de iniciação científica do projeto, participar da iniciativa tem sido uma experiência transformadora. “Eu entrei em abril deste ano, porque achei o projeto muito interessante, principalmente por ser uma garota das exatas. Na época de escolher o curso superior, nunca tive um incentivo para essa área. Sempre perguntavam por que eu não fazia medicina, odontologia ou algum curso da saúde, e eu não tinha interesse. Então, o Mulheres que Somam tem esse papel de mostrar que o nosso lugar também é aqui”, afirmou.
A estudante participa da elaboração de um e-book sobre mulheres na ciência e pesquisa nomes que marcaram a área da computação. “Muitas delas foram apagadas da história, mesmo tendo feito descobertas importantes. Está sendo muito interessante participar de todas essas atividades, desde as rodas de conversa, do Paraná Faz Ciência, e também teremos o Encontro de Iniciação Científica”, completou.
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.
Por Poliana Kovalyk
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


