Outubro Rosa no Câmpus de Irati reforça o autocuidado na prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa no Câmpus de Irati reforça o autocuidado na prevenção ao câncer de mama

Na quarta-feira (29), o Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) reuniu as mulheres de sua comunidade universitária para uma tarde de conscientização sobre o câncer de mama. A programação em alusão ao Outubro Rosa foi promovida pela Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes (Proae), por meio da Coordenadoria de Apoio à Promoção à Saúde (Coapsa/I).

Uma sessão de alongamentos fez parte da programação em alusão ao Outubro Rosa no Câmpus de Irati (Foto: Coorc).

“O objetivo das atividades é chamar a atenção de toda a comunidade universitária –  das alunas, professoras, agentes, terceirizadas – para os cuidados necessários com a saúde da mulher”, afirma a coordenadora de Promoção à Saúde do Câmpus de Irati, professora Eliane Cristina Pereira.

A ação começou com uma oficina de autoexame das mamas, conduzida pela enfermeira Maria Caroline Laurindo Kinczel, que atua na Estratégia de Saúde da Família em Irati. “O autoexame é muito importante para que, todo mês, a gente observe nossas mamas, conheça nosso corpo e faça nosso autocuidado”, salienta a oficineira.

A profissional destaca a necessidade de investigar qualquer mudança nos seios. “Nem sempre a alteração que a gente sente é um câncer – pode ser um cisto, pode ser uma glândula mamária –, mas a gente sempre tem que estar atenta aos sintomas e se prevenir. Neste sentido, a mamografia é um exame de diagnóstico primordial para o câncer de mama”, explica Maria Caroline.

Ação reuniu alunas, docentes, agentes universitárias e funcionárias terceirizadas em uma tarde de conscientização sobre o câncer de mama (Foto: Coorc).

Após a oficina, o assistente social da Proae Rafael Barros Ramalho falou sobre os direitos da saúde da mulher no Brasil, destacando a gratuidade de exames e tratamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na sequência, acadêmicos do curso de Educação Física conduziram uma sessão de alongamentos, reforçando o papel da prática regular de exercícios na diminuição das chances de desenvolver câncer de mama. O encontro terminou com um café colaborativo.

A tarde de ações preventivas foi realizada em parceria com a Direção do Câmpus de Irati e os departamentos de Educação Física (Deduf/I), Engenharia Florestal (Def), Geografia (Degeo/I), História (Dehis/I) e Turismo (Detur).

Ao longo do mês, a Coapsa/I e a Proae realizaram outras ações em alusão ao Outubro Rosa, incluindo a oferta de exames preventivos de câncer de colo do útero. “Promover a saúde começa muito antes de a gente adoecer. Então, essas ações se voltam para o cuidado e para esse olhar mais humanizado com toda nossa comunidade universitária”, conclui a professora Eliane.

Por Amanda Pieta

Deixe um comentário