
Crianças conhecem Laboratório de Anatomia do Câmpus de Irati da Unicentro
Uma turminha das mais animadas esteve na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) na última segunda-feira (27). Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Leopoldina Chudek vieram até o Câmpus de Irati para conhecer o Laboratório de Anatomia. A atividade foi comandada pelos calouros do curso de Educação Física.
Como explica a professora Edina Camargo, a proposta era que os acadêmicos buscassem formas diferentes de apresentar conteúdos apreendidos nas disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana.
“A gente organizou uma metodologia em que os alunos de Educação Física vão interagir através de brincadeiras. A ideia é tentar passar o conhecimento sobre o corpo humano e fazer a relação com as atividades. No primeiro semestre, nós trouxemos uma escola com alunos de dez anos de idade. Agora, foi uma turma do CMEI de crianças de quatro anos”, detalha a docente.
Em um modelo de feira de ciências, os pequenos circulavam por “estações”, nas quais os diferentes materiais do laboratório eram utilizados para explicar como funcionam os rins ou quais eram os ossos, por exemplo. A empolgação foi grande entre os visitantes. “Eu gostei do esqueleto”, conta Heitor. “Achei bem legal o pé e também a cabeça”, reforça Alice. “Gostei de brincar e do coração”, complementa Lorena.

Atividades foram promovidas pelos calouros de Educação Física. (Foto: Coorc)
O contato para conhecer o Laboratório de Anatomia partiu da professora Marylia Ortis, do CMEI Leopoldina Chudek. Ela conta que a demanda surgiu a partir do projeto “Memórias que habitam em mim”, que vem sendo desenvolvido com a turma em 2025. “Quando a gente chegou a uma parte mais anatômica do corpo humano, eles começaram a questionar de onde vinham as memórias”, relembra Marylia.
“Nesse momento, fizeram um comentário de que as memórias vinham do coração. A partir disso, começamos a fazer toda uma pesquisa sobre esse órgão. Depois fomos para o cérebro e daí em diante foram surgindo outras ideias e outras hipóteses. Só que a gente não tinha material suficiente para dar continuidade a esse processo. Então, eu lembrei do laboratório daqui. E por que não levar a educação infantil para a universidade?”, comenta entusiasmada.
Para Andressa Rodrigues, acadêmica do 1º ano de Educação Física, ensinar o que aprendem em sala de aula para crianças é desafiador, mas sobretudo gratificante. “É bem difícil porque a gente tá acostumado, querendo ou não, a falar de uma forma mais técnica. E com eles, tem que explicar do jeito que se conversa realmente no dia a dia. Foi muito legal ver que eles, tão pequenininhos, já se interessaram muito por tudo. Foi incrível”, enfatiza a aluna.
Agendamento de visitas
As instituições de ensino que desejarem conhecer o acervo do Laboratório de Anatomia podem entrar em contato com o Departamento de Educação Física do Câmpus de Irati (Deduf/I) pelo telefone (42) 3421-3032 ou pelo e-mail deduf.irati@hotmail.com.
“Além de ser algo bem especial para as crianças que vêm conhecer o espaço, acho que isso também é muito importante para os acadêmicos que vão ter essa vivência, e por ser mais uma contrapartida da universidade para a comunidade”, pontua a professora Edina.
Todas as fotos da atividade estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro
Por Wyllian Correa
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.