
Câmara de Vereadores de Guarapuava homenageia Unicentro pelos 55 anos de Ensino Superior e 35 anos como universidade estadual
A Câmara de Vereadores de Guarapuava entregou, nesta terça-feira (28), uma Moção de Congratulações e Louvor à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A homenagem reconhece os 55 anos de história da instituição enquanto Ensino Superior, que teve início com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (Fecli), e também celebra os 35 anos da Unicentro como universidade estadual. “A Unicentro é uma protagonista da nossa região, da nossa cidade, do nosso estado, formando cidadãos e cidadãs, fazendo pesquisa, extensão e é muito importante quando recebemos um reconhecimento dessa comunidade, dessa sociedade”, destacou o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas.
A moção foi proposta pela vereadora Professora Terezinha, que ressaltou o papel da universidade no desenvolvimento regional. “Não há desenvolvimento de nenhuma sociedade sem a educação, e a universidade é fundamental nesse sentido. Então, homenagear a Unicentro é valorizar a educação, aumentar o alcance para que a população, a sociedade compreenda a importância da nossa universidade”, disse a vereadora.
Durante a cerimônia, que reuniu autoridades, sociedade civil e membros da comunidade acadêmica, também foram homenageados docentes da universidade, em reconhecimento às contribuições para a educação pública. A cerimônia ainda reforçou o impacto da Unicentro no crescimento de Guarapuava e na formação de profissionais que transformam a realidade regional por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
Ao lembrar a trajetória da instituição, o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas ressaltou as conquistas e o crescimento da universidade ao longo das décadas. “É uma história de muita luta, de muitas conquistas. Na época da Fafig, nós tínhamos oito cursos de graduação. Na época da Fecli, quatro cursos de graduação. Hoje, a Unicentro tem mais de 40 cursos diferentes de graduação e quase 60 cursos concomitantes nos seus câmpus. Temos em torno de 30 cursos de pós-graduação stricto sensu, entre mestrado e doutorado. Então, foi uma trajetória muito linda, muito combativa e feita por muitas mãos”, recordou.
O reconhecimento da Câmara de Vereadores reforça a relevância social da nossa universidade e o compromisso com a continuidade da oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade, que transforma vidas em toda a sua região de abrangência. “A universidade nunca está pronta, ela vai se construindo. Nós temos alguns projetos que eu tenho convicção que vão ser muito importantes para a cidade”, compartilhou. “O Colégio de Formação Integrada, que vai ter todos os laboratórios da universidade, os professores da universidade. Nós também estamos projetando a Indústria Escola Unicentro, junto com a Codapar, onde vamos ter seis pequenas indústrias para nossos cursos de Engenharia de Alimentos e de Administração. Nós temos o Complexo de Pesquisa Avançada, na Cidade dos Lagos, com uma estrutura de pesquisa muito importante, que vai também revolucionar a área de ciência e tecnologia. Ou seja, muitas coisas estão acontecendo. Então, eu só imagino o crescimento, cada vez mais, a Unicentro crescendo”, projetou o vice-reitor.
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


