
Abertura do VIII Ceoc destaca cooperativismo em tempos de transformação digital
Com o tema “Cooperação em Foco: Estratégias Sustentáveis no Cooperativismo e Associativismo”, o VIII Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria (Ceoc) teve início na terça-feira (28). Promovido pelos cursos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Sesa/I) do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o encontro acontece simultaneamente em Irati e Prudentópolis.
Durante a semana, a programação do congresso trará palestras, minicursos, exposição de trabalhos científicos e apresentações culturais. De acordo com a organização do evento, o objetivo é reunir estudantes, professores e profissionais para refletir sobre as relações entre o ambiente organizacional, os mecanismos de controle e gestão e suas interações com o meio social.

Coordenador de Controladoria na Cooperativa Agrária, Sandro Motta foi o palestrante no Câmpus de Prudentópolis. (Foto: Coorc)
“O Ceoc sempre congrega os três cursos do setor – Administração, Ciências Contábeis e Turismo – de modo a promover a integração entre os acadêmicos, bem como estimular o debate e a discussão sobre assuntos relacionados às áreas”, pontua o professor Alessandro Lepchak, chefe do Departamento de Ciências Contábeis (Decic/I) e coordenador-geral do evento em 2025.
Já na primeira noite (28), o Ceoc contou com a participação de dois profissionais da Cooperativa Agrária Agroindustrial, uma das maiores empresas no ramo do agronegócio brasileiro. Sandro José da Motta, coordenador de Controladoria, e Marcos Batista, líder de Sistemas, trouxeram suas experiências e perspectivas sobre cooperativismo, estratégias de negócio, sustentabilidade, finanças e tecnologia da informação em um cenário de transformação digital.

Já no Câmpus de Irati, a conferência de abertura foi de Marcos Batista, líder de Sistemas da Cooperativa Agrária. (Foto: Coorc)
No Câmpus Avançado de Prudentópolis, Sandro José da Motta destacou a forma como a Cooperativa Agrária tem trabalhado para implementar tecnologias de big data e inteligência artificial que auxiliem efetivamente nos negócios. “É natural que todos esses temas – da sustentabilidade, da tecnologia, das estratégias – tenham uma convergência na administração das empresas porque está tudo interligado. Então, você precisa aproveitar todos esses recursos disponíveis da melhor forma possível”, ressalta o coordenador de Controladoria.
Palestrante no Câmpus de Irati, Marcos Batista avalia que a adesão a novas soluções digitais também envolve uma mudança de percepção em um meio considerado tradicional. “As cooperativas são administradas, principalmente, por pessoas ligadas à atividade rural, pessoas muito mais pragmáticas. Então os investimentos são, na maioria das vezes, direcionados para coisas mais tangíveis, como uma nova linha de produção, um novo silo. O primeiro desafio, portanto, é alavancar investimentos em novas tecnologias para realizar essa transformação digital necessária”, pondera o líder de Sistemas.

Na terça-feira (29), também foram premiados os melhores trabalhos científicos inscritos no VIII CEOC (Foto: Coorc)
Para o coordenador-geral do Ceoc, trazer as discussões que acontecem neste momento nas empresas e a experiência dos profissionais do mercado é fundamental para a formação dos alunos. “Por isso o foco no cooperativismo nesta edição. A nossa região é extremamente agrícola, uma região produtora, o que também demanda novas formas, novos arranjos de organizações. Assim, o modelo das cooperativas e associações pode ser um meio de fomentar a agricultura na região e fortalecer o nosso pequeno produtor rural”, afirma o professor Alessandro.
Os convidados de terça-feira também reforçaram a importância de as organizações estreitarem o contato com o público acadêmico, inclusive sob o prisma da empregabilidade. “Toda a estrutura de uma empresa demanda profissionais treinados, capacitados, pessoas que estejam engajadas com o crescimento social e da empresa”, enfatiza Sandro Motta.
Marcos Batista lembra ainda que o intercâmbio entre meio corporativo e universidades é essencial para promover um ambiente de inovação. “A universidade dá essa abertura de você desenvolver projetos inovadores que não necessariamente vão dar um retorno financeiro lá na frente, mas que vão dar um retorno qualitativo, de algo que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa aproximação abre a possibilidade de nós trazermos estudos, ideias, projetos diferentes para o meio corporativo que nós não conseguiríamos realizar”, reflete o palestrante.

O cantor Mark Walker foi a atração cultural em Irati, enquanto o CTG Terra das Cachoeiras se apresentou em Prudentópolis. (Foto:Coorc)
Programação do VIII Ceoc segue até quinta-feira (30)
Tanto em Irati quanto em Prudentópolis, o Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria vai promover durante a semana minicursos, exposição de pôsteres e apresentação de trabalhos científicos. Todos os detalhes sobre a programação podem ser acessados em unicentro.br/ceoc2025
Todas as fotos da abertura do evento estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro
Por Wyllian Correa
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.