
Proae promove manhã de conscientização e cuidado no Outubro Rosa da Unicentro
Atividade reuniu servidoras e estudantes para um momento de conscientização, bem-estar e autocuidado
A Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes (Proae) promoveu, nesta terça-feira (28), as atividades do Outubro Rosa no Câmpus Santa Cruz da Unicentro. A ação integra a programação de conscientização sobre o câncer de mama.
Por conta da chuva, a caminhada que estava prevista para ocorrer em frente ao Câmpus Santa Cruz da universidade foi cancelada. No entanto, a palestra com o médico Rodrigo Feijó foi mantida. Após a fala, as participantes puderam desfrutar de um momento de integração, com sorteio de brindes, massagem, aferição de pressão arterial e dança, atividades realizadas pelos alunos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Educação Física.
De acordo com a pró-reitora de Apoio aos Estudantes (Proae), Maria Regiane Trincaus, a ação busca chamar atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “O Outubro Rosa é uma campanha nacional, incentivada há muito tempo, e aqui dentro da universidade não podemos deixar isso em branco. A intenção é realmente reunir o pessoal em um momento de descontração, de pensar na saúde, na prevenção de doenças, mas também oferecer atividades recreativas, que os ajudem a sair um pouquinho do estresse do trabalho e a pensar em si, no corpo e na mente. A intenção principal é fazer com que as pessoas passem a se cuidar”, destacou.
Segundo a pró-reitora, as ações de promoção à saúde desenvolvidas pela Proae se estendem ao longo de todo o ano. A universidade conta com coordenadorias de promoção à saúde em Guarapuava e Irati, além de parceria com o SESMT, que oferece consultas de enfermagem com coleta de preventivo, exame clínico das mamas e atendimentos médicos regulares. Também são realizadas campanhas de testagem de HIV, sífilis e hepatites. “O mais importante é que a gente passe a se olhar e a se cuidar. Quanto mais precoce for a identificação de qualquer alteração, maior a possibilidade de cura”, ressaltou Maria Regiane.
Entre as participantes da manhã de atividades, a servidora Helissa Gonçalves Rosa destacou a importância de ações como essa dentro da universidade. “Eu acho que é muito importante passarmos por esse processo de conscientização. O câncer de mama é uma doença silenciosa e cruel, que assola muitas famílias, então trazer esse tema para pauta, não deixar cair no esquecimento, é fundamental”, afirmou.
As atividades do Outubro Rosa continuam nesta quarta-feira (29), no Câmpus Irati, promovidas pela Coordenadoria de Apoio à Promoção à Saúde (Coapsa/I). A programação inclui oficina de autoexame das mamas, caminhada por pontos históricos e áreas verdes do câmpus, e um café colaborativo.

Participantes tiveram palestra com o médico Rodrigo Feijó
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.