
Ação promove saúde e bem-estar para idosos no Câmpus Cedeteg
Na última sexta-feira (24) o Câmpus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi palco de uma iniciativa voltada à promoção da saúde e da qualidade de vida na terceira idade. A ação foi resultado de uma parceria entre o projeto Renascer, do Sesc Guarapuava, que atua na atenção à pessoa idosa, e os departamentos de Nutrição e Farmácia da Unicentro.
A atividade contou com a participação do projeto de extensão “Nutri Idosos”, que tem como objetivo realizar ações de alimentação e nutrição voltadas à prevenção e à promoção da saúde dos idosos, por meio de atividades de educação alimentar e nutricional, incentivando hábitos saudáveis e um estilo de vida equilibrado. Participaram também as disciplinas “Introdução à Pesquisa Científica e Extensão Universitária”, do curso de Nutrição; Saúde Coletiva, do curso de Farmácia; e Interdisciplinaridade em Saúde, dos cursos de Farmácia e Nutrição.
A docente da disciplina de Interdisciplinaridade em Saúde, Catiuscie Cabreira da Silva Tortorella, explicou a origem da atividade e suas ações voltadas à saúde dos idosos: “Nós tivemos uma demanda do Sesc, onde eles têm seu grupo de idosos, para que a gente pudesse estar desenvolvendo essas atividades da área da saúde. Assim, nós convidamos o grupo para vir até o Cedeteg e aqui eles recebem orientações nutricionais, aferição de medidas antropométricas e também conhecem temáticas da nutrição, a importância da hidratação, o consumo de fibras, entre outras atividades”, relatou.
A técnica de Atividades de Ação Social e Cultura do Sesc, Kelin Rosana Sander, ressaltou a importância do trabalho com a pessoa idosa em atividades como esta realizada no Câmpus Cedeteg. “O objetivo é estar sempre oferecendo para eles atividades diferenciadas de informação, que mantenham eles em movimento para que envelheçam com saúde. A gente percebe que a pirâmide está mudando e a gente tem que estar preparado para atender esse público, porque ele vem cada vez mais saudável, mais ativo e mais forte”, afirmou.
A participante do Projeto Renascer, Anita Kaminski, de 75 anos, destacou a relevância das atividades. “Eu acho bem importante esse tipo de orientação para nós, idosos, porque nós muitas vezes estamos sozinhos em casa, precisamos ter esse tipo de atividade para se orientar e ter um pouco de lazer”.
A orientadora do projeto Nutri Idosos e responsável pela disciplina de Introdução à Pesquisa Científica e Extensão Universitária, do Departamento de Nutrição, Thayna Viencz, destacou que, na disciplina, metade da carga horária é dedicada a ações extensionistas, com o objetivo de levar o conhecimento científico à sociedade e promover a troca de experiências entre acadêmicos e comunidade. “A atividade realizada aqui no Cedeteg faz parte de uma dessas ações extensionistas, incluindo informações e atividades dinâmicas sobre alimentação e nutrição, importantes para a promoção da saúde”, concluiu.
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


