Unicentro firma convênio com Universidade do Chile durante encontro da Rede Zicosur Universitário

Unicentro firma convênio com Universidade do Chile durante encontro da Rede Zicosur Universitário

Evento em Antofagasta discute internacionalização, sustentabilidade e inclusão nas universidades sul-americanas

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participa, nesta semana, do 38º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário, realizado na Universidade de Antofagasta, no Chile. O evento reúne reitores e assessores internacionais de instituições de ensino superior da América do Sul para discutir temas ligados à internacionalização, sustentabilidade e inclusão.

Representando a universidade, estão presentes o reitor Fábio Hernandes e a coordenadora de Relações Internacionais, professora Cibele Lemke. Durante o encontro, a Unicentro firmou um convênio com a Universidade do Chile, um dos principais centros de ensino e pesquisa da América Latina. “Esse convênio é um marco muito importante para a Unicentro. É um acordo amplo de cooperação que envolve mobilidade internacional, pesquisa e eventos conjuntos”, destacou a professora Cibele. Esta parceria abre possibilidades de atuação especialmente nas áreas de letras, linguística, educação, história e filosofia, além de promover o ensino de português como língua estrangeira para docentes, estudantes e técnicos da instituição chilena.

Convênio firmado entre a Unicentro e a Universidad do Chile

Na Assembleia de Assessores Internacionais, foram discutidas ações de internacionalização, como o fortalecimento da mobilidade acadêmica e novas formas de financiamento. Também estiveram em pauta a Cátedra Aberta da Rede Zicosur voltada à formação em diversas áreas do conhecimento, e as boas práticas de internacionalização, com destaque para experiências de mobilidade mista, que combinam atividades presenciais e virtuais.

Cibele destacou, ainda, a apresentação da professora Ingrid Jamett, da Universidade de Antofagasta, que abordou práticas de empreendedorismo social e inovação tecnológica voltadas à sustentabilidade. “Foram apresentados exemplos de como a universidade tem atuado para criar ecossistemas de empreendedorismo, fomentando o desenvolvimento sustentável e social na região”, explicou.

Na plenária de reitores, o reitor Fábio Hernandes enfatizou a relevância da Zicosur Universitário para a integração acadêmica regional.

“A participação da Unicentro nesses encontros é extremamente importante para o fortalecimento da internacionalização. É um espaço de troca de experiências e de construção de parcerias que ampliam as oportunidades para nossos professores e estudantes”, Fábio Hernandes – reitor

Ele destacou que o convênio com a Universidade do Chile tem foco nas ciências humanas, área de destaque tanto na Unicentro quanto na instituição parceira. “Essa cooperação vai possibilitar o intercâmbio de pesquisadores e estudantes, principalmente das ciências humanas. Já temos experiências positivas e acreditamos que essa parceria vai estreitar ainda mais esses laços”, completou o reitor.

Entre os temas discutidos na plenária estiveram também as boas práticas de sustentabilidade, assistência estudantil e o apoio a estudantes com necessidades específicas, tópicos que devem orientar as discussões do próximo encontro da Rede Zicosur Universitário, previsto para o primeiro semestre de 2026.

Fábio Hernandes, reitor, e Cibele Lemke, coordenadora de relações internacionais da Unicentro

Por Caroline Albertini


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


Deixe um comentário