
Unicentro participa do Festival Iguassu Inova 2025, em Foz do Iguaçu
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está participando da 2ª edição do Festival Iguassu Inova, realizado de 22 a 25 de outubro, em Foz do Iguaçu. O evento é considerado um dos maiores encontros de inovação, tecnologia, ciência e sustentabilidade do Sul do Brasil, e deve reunir milhares de visitantes em quatro dias de experiências, debates e mostras.
Entre as atividades que compõem o festival, a Feira de Extensão reúne professores e estudantes de universidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Nesse espaço, a Unicentro apresenta 14 projetos desenvolvidos nos câmpus de Guarapuava e Irati, que são vinculados ao Programa de Sustentabilidade Territorial do Itaipu Parquetec.
Entre as iniciativas apresentadas pela nossa universidade, um dos destaques é o projeto “Arte, Sustentabilidade e Comunidade”, coordenado pela professora Daiane Cunha, do Departamento de Arte. A proposta trabalha a educação musical e ambiental com crianças da rede municipal de ensino de Guarapuava, promovendo a reutilização de materiais recicláveis. “O objetivo é trabalhar a música a partir da confecção de instrumentos não convencionais com crianças da rede municipal de ensino de Guarapuava”, explica a docente. “A gente trabalhou o conhecimento musical, então eles aprenderam a tocar esses instrumentos e aí nós formamos um grande coral com 240 crianças na Escola Antônio Lustosa, que cantaram e tocaram os instrumentos que confeccionaram”, compartilha.
Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Lucélia de Souza, a participação no Iguassu Inova é uma oportunidade de fortalecer o papel da universidade pública como agente de transformação. “É uma oportunidade única para os nossos estudantes apresentarem os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos por eles, impactando tanto na formação quanto nas comunidades que são atendidas”, disse.
O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, também destacou a importância da participação da universidade no festival, que promove a troca de experiências entre instituições e a construção conjunta de soluções inovadoras. “Eu tenho convicção de que a participação da Unicentro está sendo muito importante, vai trazer muitos bons proveitos, muito boas experiências e, nesse network com outras universidades e projetos, quem tem a ganhar é a comunidade universitária e toda a população”, finaliza.
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


