
Josuepar 2025: Unicentro marca presença em mais de dez modalidades
Professores e servidores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão se destacando na 28ª edição dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar), que neste ano é realizada em Foz do Iguaçu, sob a organização da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento reúne representantes das sete universidades estaduais paranaenses em uma programação que une esporte e integração.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, os jogos cumprem um papel que vai além da competição. “Esses jogos têm resultado na efetiva integração das comunidades acadêmicas, que acabam resultando, depois, em colaboração e trabalho. Não só em relações de amizade, mas efetivamente em uma sinergia e em uma sintonia deste que é o maior sistema de ensino superior do país com as nossas sete universidades estaduais”, disse.
Nesta edição, o Josuepar reúne cerca de 490 participantes, que competem em 16 modalidades esportivas. “Nós temos neste ano de 2025 aproximadamente 80 atletas aqui da Unicentro. A nossa delegação é uma das que tem mais representatividade, em quase todos os esportes nós temos atletas”, pontua o chefe da delegação da Unicentro, professor Bruno Portela.
Entre os servidores que representam a universidade estão atletas de diferentes modalidades. A professora Kátia Alexsandra dos Santos, do Departamento de Psicologia, por exemplo, participa do Beach Tennis. “Eu acho que o legal dos jogos é a integração das universidades, entre os colegas que a gente não conhece e que não conhece, principalmente, essa faceta de atletas”, avalia.
O servidor Daniel Flauzino, que compete na sinuca, no boliche e no bolão, também reforça o clima de confraternização que marca o Josuepar. “É uma confraternização entre as universidades, a gente conhece o povo das outras universidades, troca ideias, troca experiência.”
Com uma programação de jogos que segue até o dia 26 de outubro, o evento tem impacto direto na valorização dos servidores. “É muito mais do que esporte, é relacionamento, é amizade, é confraternização. Os jogos dos servidores são algo muito importante para a vida das pessoas, a qualidade de vida no trabalho”, destaca o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas.
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


