
Unicentro sedia 4º Encontro Estadual de Docência Universitária e 2ª Conferência da Redes
Teve início nesta quarta-feira (22), no Bloco Didático da Unicentro no Hospital Regional do Centro-Oeste, o IV Encontro Estadual de Docência Universitária e a II Conferência da Redes (Rede Estadual Docência no Ensino Superior). A iniciativa integra as ações da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), por meio da Redes, e reúne representantes das sete universidades estaduais do Paraná.
O evento tem como objetivo promover o debate e a reflexão sobre os desafios contemporâneos da docência universitária, com foco na formação, valorização docente e inovação pedagógica. A coordenadora-geral da Redes, professora Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, ressaltou o histórico e o propósito da iniciativa, criada para integrar as universidades estaduais em torno da formação pedagógica. “O programa nasceu da parceria entre Unicentro, UEL e UEPG, com o intuito de que todas as instituições tivessem um espaço de formação pedagógica: o saber ser professor, além do conhecimento específico da área. Cada edição do encontro fortalece esse compromisso e amplia a participação dos professores”, destacou a docente da Unicentro.
Para a vice-diretora do Câmpus Cedeteg, professora Aline Marques Genú, o encontro também representa uma oportunidade de aprimorar o fazer pedagógico daqueles que vêm de áreas não licenciadas. “Muitos docentes vêm da formação em bacharelado e não possuem uma base pedagógica. Assim, grande parte do aprendizado sobre o ato de ensinar acontece na prática, no dia a dia em sala de aula. Por isso, é fundamental que existam programas, tanto do estado quanto das instituições, que ofereçam oportunidades de crescimento e formação continuada. A docência é um processo em constante transformação, especialmente porque os alunos também evoluem em seus modos de aprender e interagir”, avaliou.
A coordenadora de Ensino Superior da Seti, professora Maria Aparecida Crissi Knüppel, destacou a relevância da iniciativa diante das mudanças tecnológicas e pedagógicas que impactam o ensino. “Nós precisamos sempre discutir a docência universitária a partir de várias nuances, em especial as grandes transformações que a gente vive no cenário educacional como um todo, e não só no Brasil, como a inteligência artificial e a gestão da aprendizagem, que ganham novos contornos. É essencial reunir grupos que pensam a formação docente para fortalecer cada vez mais o acesso, a permanência e o sucesso dos nossos estudantes nas universidades”.
A palestra de abertura, ministrada pela professora Amanda Rezende Costa Xavier, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), teve como tema “Contextos universitários emergentes: a docência universitária e a formação pedagógica permanente em serviço”, abrindo espaço para reflexões sobre a importância da formação contínua dos professores diante das transformações educacionais.
A programação do evento segue até quinta-feira (23) com oficinas temáticas sobre didática, avaliação, metodologias ativas, inteligência artificial e saúde mental na docência universitária, além de uma roda de conversa sobre boas práticas no ensino superior.
Por Poliana Kovalyk
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.


