Docente da Unicentro leva pesquisas sobre publicidade e semiótica a eventos acadêmicos na Europa

Docente da Unicentro leva pesquisas sobre publicidade e semiótica a eventos acadêmicos na Europa

O docente Sérgio Kulak, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), participou, neste mês de outubro, de dois importantes eventos acadêmicos internacionais voltados às áreas da comunicação, publicidade e semiótica, realizados na Espanha e em Portugal.

Entre 1º e 4 de outubro, Sérgio integrou o 11º Congresso da Federação Latino-Americana de Semiótica (FELS), realizado em San Millán de la Cogolla, na Espanha. Neste evento, o docente apresentou sua pesquisa de pós-doutorado, realizada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), intitulada “O potencial de projeção dos signos comerciais na paisagem urbana de Londrina após as limitações de uso decorrentes da Lei Cidade Limpa”.

A pesquisa analisa os impactos dos 15 anos da promulgação da Lei Cidade Limpa, investigando como a paisagem visual de Londrina se transformou nesse período e de que forma a publicidade passou a se articular diante de uma legislação que influencia diretamente as possibilidades de expressão e emissão de sentidos no espaço urbano.

Sérgio explica que o congresso promoveu discussões muito pertinentes e que irá trazer parte desses temas para a sala de aula, na disciplina de semiótica. “No ano que vem eu vou lecionar essa disciplina, então, consegui também trazer muitos conteúdos, compreender alguns projetos bem diferenciados que acontecem ao redor do mundo e, com toda certeza, também vai fazer diferença para as disciplinas e para o departamento”, destacou o docente.

Na sequência, o docente esteve em Lisboa, capital de Portugal, para a 1ª Conferência Ibero-Americana de Publicidade. Na ocasião, Sérgio compartilhou parte de sua pesquisa de doutorado, desenvolvida na Universidade Fernando Pessoa (Portugal), com o título “A cidade como signo: ações publicitárias no âmbito urbano e geração de sentido”.

O estudo aborda o conceito de publicidade não convencional, explorando de que forma ações comunicacionais realizadas em espaços urbanos são capazes de alcançar o público em momentos do cotidiano, em que as pessoas não estão necessariamente predispostas a receber mensagens publicitárias. A pesquisa discute ainda como essas interações geram efeitos de percepção e produção de significado, dialogando com conceitos da semiótica e das ciências normativas.

Para Sérgio, a experiência na conferência trouxe uma vivência importante para sua carreira como pesquisador, ampliando possibilidades e conexões. “Durante o evento, consegui fazer muitos contatos, a pesquisa foi bastante reconhecida. Identifiquei ali alguns alinhamentos com pesquisas que estão acontecendo em Portugal e na Espanha e recebi alguns convites para trabalhar junto com a Universidade Complutense de Madrid”, celebrou. “Esses eventos permitem tirar a pesquisa dos muros da universidade. Então, é sobretudo a noção de troca, de levar para os outros espaços, nesse caso, para outro continente, aquilo que a gente visualiza, pesquisa, compreende e também trabalha com os nossos alunos dentro de sala de aula e nos grupos de pesquisa”, concluiu Sérgio.

 

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero

Fotos: acervo pessoal


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário