
Denise Stoklos faz leitura dramática no Câmpus de Irati da Unicentro
A semana começou com muita arte e história no Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Isso porque a atriz e diretora Denise Stoklos visitou sua cidade natal para uma apresentação especial na instituição.
Estudantes, docentes e comunidade lotaram o auditório que leva o nome da artista para assistir à leitura dramática da peça “Um fax para Colombo”. O texto foi escrito por Denise em 1992, data que marcou os 500 anos da chegada dos europeus na América. A peça faz uma crítica à colonização e suas consequências que perduram na atualidade.

Atração lotou o auditório que leva o nome da artista com a presença da comunidade interna e externa à Unicentro (Foto: Coorc).
“Algo que os latinoamericanos sempre debatem é esse estado de exploração que o ‘civilizado’ trouxe aos povos indígenas, destruindo culturas. Isso se reflete até hoje”, observa Denise. “A gente mantém esse tipo de situação quando damos pouco valor às nossas expressões e valorizamos mais aquelas que são dadas para nós como as melhores – as estrangeiras, as que vêm de fora”, exemplifica.
O convite para a vinda da atriz para uma apresentação na Unicentro foi feito pelo coordenador de cultura do Câmpus de Irati, professor Edson Santos Silva. O intuito da programação foi instigar a leitura crítica de temas históricos e sociais.
“Um papel fundamental da cultura é nos provocar, nos tirar da zona de conforto e fazer com que a gente reflita o pensar como um ato político. Nenhum outro meio é tão eficaz para isso quanto a arte”, opina o coordenador.
Criadora do Teatro Essencial – uma abordagem que enfatiza o corpo, a voz e a mente do ator em cena –, Denise Stoklos já se apresentou em mais de 30 países durante a carreira.

Nascida em Irati, Denise Stoklos é reconhecida internacionalmente como a criadora do Teatro Essencial (Foto: Coorc).
Mesmo viajando mundo afora para mostrar seu trabalho, ela comenta que se emociona ao retornar para a cidade onde nasceu. “É sempre uma emoção única vir para Irati me apresentar para os meus conterrâneos. Me sinto acarinhada e bem recebida. Esse é um lugar onde eu sempre quero dar o melhor de mim”, afirma a dramaturga.
Para o diretor do Câmpus de Irati, professor Ronaldo Ferreira Maganhotto, a presença da artista na Unicentro reforça a importância da união entre a universidade e a classe artística para promover reflexões na sociedade. “Nossa gratidão à Denise por este momento ímpar. Trazer sua obra ao nosso câmpus é reafirmar o papel da universidade como espaço de cultura, pensamento crítico e liberdade artística”, conclui o diretor.
Realização
A leitura dramática de “Um fax para Colombo” foi financiada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e pelo Banco Itaú. Além do apoio da Unicentro para sua realização, o evento contou com a parceria da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs) e da Prefeitura Municipal de Irati.
Por Amanda Pieta
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.