Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava presta homenagem ao Coral Unicanto

Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava presta homenagem ao Coral Unicanto

Na noite da última quinta-feira (16), o auditório da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac) foi palco de uma homenagem ao Coral Unicanto da Unicentro, que celebra 45 anos de atuação em 2025. A cerimônia reuniu acadêmicos, músicos, autoridades, ex-coralistas e apreciadores da música coral, em um tributo à trajetória de um dos grupos artísticos mais tradicionais da região.

Fundado em 1980, ainda no período em que a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) era a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig), o Coral Unicanto consolidou-se como referência na cena cultural de Guarapuava. Ao longo das décadas, o grupo participou de eventos dentro e fora da cidade, difundindo a arte coral e representando Guarapuava e a Unicentro em diversos palcos.

Para o atual regente do Coral Unicanto, Cesar Quadros, esse é um momento único na história do grupo, que reflete a dedicação à música de várias gerações. “A missão que eu tenho como regente é de continuar esse trabalho com o máximo de qualidade que eu puder.  Então, para mim é um grande prazer estar regente nesses 45 anos e espero que eu possa ficar por mais tempo também e deixar o meu nome nessa história”.

O reitor da Unicentro, professor Fabio Hernandes, afirmou que o evento é um marco para a cultura local e o coral Unicanto faz parte da história do ensino superior guarapuavano. “Este coral, por onde passaram tantas pessoas, representa a história de Guarapuava há 45 anos. Para a Unicentro é uma alegria muito grande estar aqui neste momento. E a Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava é onde se preserva a cultura, a história, os acontecimentos e as pessoas ilustres da nossa cidade”, celebrou. 

Durante a homenagem, integrantes e ex-integrantes relembraram momentos marcantes da trajetória do grupo, destacando o compromisso com a excelência musical e a formação cultural guarapuavana.

Eliane Fialho, que por muitos anos foi regente e coralista do Unicanto, conta que a história do coral é marcante em vários sentidos. Durante os 15 anos que esteve como regente pode vivenciar acontecimentos inesquecíveis do grupo. “São 45 anos. Nós fizemos muitas coisas juntos, nós gravamos CDs, nós fizemos ópera, nós fizemos vários concertos, viajamos muito e mantivemos, o que é mais importante, uma grande amizade”, destacou a docente aposentada da Unicentro e atual agente cultural da Alac.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário