Unicentro firma acordo internacional com a Università Degli Studi di Pavia, da Itália

Unicentro firma acordo internacional com a Università Degli Studi di Pavia, da Itália

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) firmou um acordo de cooperação internacional com a Università Degli Studi di Pavia, da Itália. A parceria visa ampliar oportunidades de intercâmbio acadêmico e científico, fortalecendo a internacionalização da instituição e a produção de conhecimento em diferentes áreas.

O acordo prevê ações como o intercâmbio de docentes e pesquisadores para eventos e projetos conjuntos, a mobilidade de alunos de graduação e pós-graduação para cursos e pesquisas, além da participação de estudantes em programas de estudos intensivos, como a dupla titulação. Também prevê a troca de publicações e materiais de relevância científica.

Segundo a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Lemke, a relevância do convênio também está associada ao prestígio da universidade parceira. “A Universidade de Pavia é uma das instituições mais antigas e importantes da Itália, especialmente nas áreas de medicina, ciência política e direito. Esse convênio é de grande relevância para nossa instituição, em razão da tradição da universidade e dos estudos que desenvolve em saúde pública”, apontou.

À frente das negociações, o professor do Departamento de Educação Física de Guarapuava (Deduf/G), Marcus Tartaruga, coordenador do Laboratório de Biomecânica e do Grupo de Pesquisa em Mecânica e Energética do Movimento Humano, ressaltou que a iniciativa surgiu a partir de contatos prévios com docentes da universidade italiana. “Conheço alguns professores da Universidade de Pavia, inclusive docentes brasileiros hoje concursados nesta instituição, colegas de pesquisas nas áreas das ciências do movimento humano e do treinamento esportivo, o que nos incentivou a contatarmos os escritórios internacionais visando um convênio de ampla cooperação”, detalha Marcus, que também é coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária com Ênfase em Saúde da Família.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou a importância da nova parceria dentro do processo de internacionalização da universidade. “A Unicentro vem buscando parcerias internacionais, levando o seu nome até renomadas universidades mundo afora. Essa é mais uma ação rumo a uma universidade ainda mais internacionalizada e reconhecida. Temos pesquisadores que já desenvolvem parcerias com docentes de lá, estamos muito felizes e acreditamos que esse acordo trará muitos frutos”, reforçou.

Hoje, o Paraná, por meio dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), tem financiado importantes parcerias com diversas instituições italianas. Prova disso, são as chamadas MCI Mobility Confap Italy, via Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Marcus afirmou que essa articulação tem potencial para beneficiar diferentes áreas da Unicentro. “Considerando as diversas chamadas e editais estaduais e nacionais que vêm surgindo, acredito que o convênio venha a ser muito útil de maneira a facilitar a tramitação administrativa, incentivando alunos e pesquisadores a realizarem parcerias entre ambas as universidades”, destacou Marcus Tartaruga.

 

Por Poliana Kovalyk

Câmpus principal da Universidade de Pavia, na Itália.


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário