Dia de diversão marca encerramento da campanha Coração de Criança

Dia de diversão marca encerramento da campanha Coração de Criança

Na última sexta-feira (10), acadêmicos dos segundos anos de Ciências Contábeis e de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) proporcionaram uma série de atividades com alunos da Escola Municipal Olaria Filipak. Quase 140 crianças foram recebidas no Câmpus de Irati para o encerramento da campanha “Coração de Criança”. A iniciativa, que arrecadou brinquedos e doces para doação, integra o projeto de extensão “Sua Solidariedade Também Contagia”, do Departamento de Ciências Contábeis (Decic/I).

“Os acadêmicos de Contábeis idealizaram a ação, organizaram a arrecadação e a logística das doações, enquanto os alunos de Educação Física, sob a articulação dos professores Claudio Suzuki e Angelo Luz, colaboraram com a realização das atividades recreativas e dinâmicas durante o evento”, explica a coordenadora do projeto, professora Maricléia Novak.

Segundo o professor Angelo Luz, a partir de um trabalho compartilhado do Departamento de Educação de Educação Física (Deduf/I), foi possível promover para as crianças diferentes experiências corporais, que incluíram práticas de aventura, recreativas e circenses. 

“Esse tipo de ação coletiva permite incluir perspectivas pedagógicas importantes no âmbito da educação no ensino fundamental, e que vão despertar o interesse desses alunos para questões relacionadas às práticas corporais e de lazer como um todo”, pondera o docente.

Durante a manhã e à tarde, os convidados receberam presentes e puderam aprender, brincar, jogar e se aventurar, como resume Maria Júlia, de oito anos. “Nós fizemos muitas atividades: ginástica, tirolesa e até o [aparelho] que pula. E a gente ganhou várias coisas, eu ganhei uma boneca e vários doces”.

“Eu me diverti, brinquei bastante, achei muito legal aqui, principalmente o circo”, conta Angelina, de 11 anos. “Eu fiz muitas atividades legais e também senti muito carinho pelos monitores, por terem cuidado da gente”, reforça Matias, de sete anos.

Além dos estudantes da Escola Olaria Filipak, outras crianças devem ser beneficiadas com os cerca de 300 brinquedos arrecadados. Para o acadêmico Mauro Leôni Bastos Neto, a campanha foi uma experiência intensa para todos os envolvidos. 

“Creio que o principal foi desenvolver a comunicação e a organização. A necessidade de dialogar com diversas pessoas para apresentar o projeto e analisar a viabilidade de cada decisão nos proporcionou um valioso aprendizado prático em planejamento e execução de ideias”, avalia o aluno de Contábeis.

Para a professora Maricléia, a ação em conjunto com o Deduf/I evidencia o poder da interdisciplinaridade e da extensão universitária, unindo teoria e prática em uma experiência transformadora tanto para os alunos quanto para a comunidade.

“Essas vivências ampliam o olhar dos acadêmicos para além da sala de aula, desenvolvendo competências humanas e sociais, e reforçando o papel da universidade como agente de transformação e compromisso com a comunidade”, pontua a docente.

 

As fotos do evento estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro

 

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário