
“Mulheridades: enlaces poéticos” apresenta exposição e ações culturais
No dia 8 de outubro acontecerá a abertura da exposição “Mulheridades: enlaces poéticos”, bem como o início das ações culturais decorrentes do projeto. Um ciclo de arte em rede, em que uma mulher oferece à outra a sua produção artística, para que a seguinte realize outra produção, e assim por diante.
Cada artista iniciou seu processo criativo tendo como referência a obra anterior, a única com que tiveram contato. Assim, o encontro das artistas com a totalidade de obras se dará no dia da abertura da exposição, com posterior roda de conversa “Mulheridades: arte em rede” para dialogar sobre as vivências e os olhares sobre mulheridades nas produções.
Pela noite, haverá a abertura oficial da exposição, no Centro de Exposições da Unicentro, no Câmpus Santa Cruz. Haverá uma performance com a multiartista Djankaw Kilombola, além da confraternização com a presença das artistas. A abertura conta com profissional disponível para realizar audiodescrição das obras, bem como intérprete de Libras. O evento é livre e aberto ao público em geral, com recomendação de faixa etária acima de 16 anos.
Além da roda de conversa e da abertura com apresentação artística, a coordenação do projeto promoverá oficinas e visitas guiadas à exposição, ao longo do mês.
O projeto é coordenado pelo Coletivo de Arte COR(PO)DE, vinculado ao Grupo de Pesquisa de mesmo nome e viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Guarapuava, da Diretoria de Cultura da Unicentro e do Departamento de Arte da Unicentro.
As artistas participantes são de Guarapuava e região: Érica Dias Gomes, Andressa Rodrigues, Bettina Heerdt, Mariana de Almeida, Jessica Prestes dos Santos, Sarah Stravato, Suzamara Weber, Luara Feola, Mayara Swiech, Micheli Lima, Jojo Santos, Djankaw Kilombola, Marcia Carazzai, Claudia Batista e Enilda Pacheco.
Para mais informações, acompanhamento das ações e agendamento de visita guiada para grupos, siga o perfil e entre em contato pelo Instagram do projeto @mulheridades.ep.
Mulheridades: enlaces poéticos
Coordenação-geral: Érica Dias Gomes
Curadoria e organização: Andressa Rodrigues
Design gráfico: Débora Godoi
Local: Centro de Exposições do Câmpus Santa Cruz – Unicentro
Data da abertura: 08/10 – 19 horas
Roda de conversa com as artistas: “Mulheridades: arte em rede” 08/10 – 17:30
Período de exposição: 08 a 30 de outubro
Visitas guiadas para grupos sob agendamento.