
Comissão entre Unicentro e NRE inicia trabalhos para implementação do Colégio de Formação Integrada
A implantação do Colégio Estadual de Formação Integrada, em Guarapuava, deu mais um passo importante nesta terça-feira (7). Após a entrega da planta inicial do prédio, foi criada uma comissão responsável por dar andamento ao projeto. O grupo é composto por representantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e do Núcleo Regional de Educação (NRE). Na manhã de hoje, os membros realizaram a primeira reunião oficial para alinhar as próximas etapas da iniciativa.
Da Unicentro, são representantes na comissão a Diretora de Ensino, Maria Paula Costa; a professora Carmen Lúcia Gomes de Salis, do Departamento de História; Márcio André Martins, do Departamento de Matemática; e Clayton Luiz da Silva, do Departamento de Geografia. Do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, fazem parte do grupo Karin Hebe Pavelski; Marcela Dias de Almeida; Rosângela Ester Ilivinski; Marilene Monteiro; Silvia Zanette Aragão; e Liciane K. Chaves.
De acordo com a professora Maria Paula, responsável pela comissão na Unicentro, o encontro teve como objetivo definir a identificação e a justificativa do projeto a ser executado. “É a primeira reunião da comissão para o colégio. Nesse alinhamento, delineamos alguns objetivos do colégio, o que a universidade pode oferecer e, também, ouvimos a proposta do núcleo, do que será preciso para que cheguemos a um consenso. Após essa reunião, nós vamos passar para o grande grupo o que foi decidido”, explicou.
A professora destacou ainda que o projeto contempla não apenas a estrutura física, mas também as potencialidades acadêmicas que a universidade pode oferecer. “A gente colocou algumas questões que seriam importantes, como os projetos de ensino, de pesquisa e de extensão. Já que a escola vai ser ali dentro do Cedeteg, há um grande potencial com as estruturas dos laboratórios e com os programas de pós-graduação”, acrescentou.
Para a assistente de chefia e representante do NRE na comissão, Karin Hebe Pavelski, a reunião “se faz muito importante no sentido de discutir a educação como um todo. A gente acompanha mais a parte pedagógica, estrutural do que a gente já tem, mas com a parceria com a Unicentro a gente sabe que a nossa proposta de escola vai ser diferenciada”, destacou. “A partir dessa reunião a gente precisa definir realmente a planta, as adaptações que a gente discutiu hoje, assim como analisar o já georreferenciamento do que foi proposto lá em 2023, quando começou as discussões”, acrescentou.
Sobre a proposta – O Colégio Estadual de Formação Integrada será construído no campus Cedeteg da Unicentro e terá aproximadamente 10 mil metros quadrados. A estrutura deverá atender cerca de 600 estudantes — 300 do Ensino Fundamental II e 300 do Ensino Médio —, além de oferecer três cursos técnicos ainda a serem definidos. A proposta é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed), representada pelo Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Unicentro.
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


